jan 15

Apple lança aplicativo para macOS que converte objetos 3D e produz conteúdo para realidade aumentada

Ano passado durante a WWDC, que ocorreu em junho, a Apple havia apresentado o RealityKit, para entregar ferramentas aos desenvolvedores que permitiriam integrar a realidade aumentada e virtual em seus aplicativos.

Parte importante desse Kit ficava por conta do aplicativo Reality Converter, que acaba de ser disponibilizado para download no portal para desenvolvedores, o Apple Developer Center.

Com ele é possível converter, visualizar e personalizar objetos USDZ 3D no Mac – os mesmos podem ser convertidos de outros formatos (.obj, .gltf e .usd) simplesmente com um arrastar-e-soltar.

Objetos USDZ podem ser colocados em uma variedade de cenários e condições de luz, permitindo que os desenvolvedores incluam conteúdo gerado pelo computador em ambientes reais de forma muito mais realística. O app foi projetado para ser usado em conjunto com o Reality Composer, onde desenvolvedores podem criar o conteúdo inicial.

Todas essas iniciativas acabam se conectando à rumores de que, em breve, a Apple pretende lançar óculos de realidade aumentada, então, nada mais interessante do que ela entregar aos desenvolvedores uma maneira de criar o melhor conteúdo possível para sua possível nova plataforma.

Se você é desenvolvedor registrado no Apple Developer Center, pode ter acesso a uma versão beta do Reality Converter através do link a seguir:

Baixe o Reality Converter para macOS

FONTE: TECH TUDO