A Apple compra fabricante de lentes para óculos de realidade aumentada

Apple adquiriu a Akonia Holographics, startup desenvolvedora de lentes de realidade aumentada para óculos inteligentes. A notícia sustenta os rumores de que a companhia esteja investindo em produtos com a tecnologia.

Apesar de a compra ter sido confirmada pela empresa, detalhes do objetivo não foram divulgados. “A Apple compra empresas menores de tempos em tempos e geralmente não discutimos nossos objetivos ou planos”, disse em nota. Não se sabe também qual foi o valor da aquisição.

Fundada em 2012 por um grupo de cientistas de holografia e com financiamento inicial de US$ 11,6 milhões, a Akonia Holographics tinha o objetivo inicial de dedicar seus esforços ao armazenamento de dados holográficos. Com o passar do tempo, a startup passou a focar em telas para óculos de realidade aumentada.

A tecnologia de exibição da Akonia é capaz de conferir cores vibrantes e amplos campos de visão aos óculos inteligentes. A empresa já conta com mais de 200 patentes de sistemas e materiais holográficos.

Segundo rumores, a Apple vem trabalhando com realidade virtual e aumentada para possíveis aplicações em seus produtos no futuro.

Acredita-se que a Maçã já está desenvolvendo vários protótipos, como um headset com visor 8K para cada olho, além de um conjunto de óculos inteligentes com visor dedicado, processador embutido e um sistema operacional de RA, o rOS. Se os rumores se confirmarem, o lançamento desses produtos deve acontecer entre 2019 e 2020.

A aquisição não é a primeira relacionada à realidade aumentada e virtual feita pela Apple. Em novembro do ano passado, a companhia adquiriu a Vrvana, responsável pelo headset Totem.

Fonte: Reuters