Análise: Nvidia está vendendo pás na corrida do ouro

A inteligência artificial é a mina de ouro. Não está claro quais empresas farão as maiores fortunas com a IA, mas elas precisarão dos chips de alta potência que a Nvidia oferece apenas para começar.

O desempenho estelar da Nvidia e as perspectivas de cair o queixo deixaram os comentaristas desesperados por uma comparação histórica apropriada.

É como o ‘boom’ das pontocom da década de 1990? Essa foi a última vez que as ações de tecnologia pareceram deixar as pessoas tão entusiasmadas. Seria a volta dos Loucos Anos 20, num paralelo ao que aconteceu na mesma década do século passado? A alta desencadeada pelas ações de tecnologia pode estar se espalhando. Antes da Nvidia divulgar lucros, 10 dos 11 setores do S&P 500 subiram na quarta-feira.

Talvez a melhor analogia seja a corrida do ouro na Califórnia no século XIX. Como diz o ditado, quem ganha mais dinheiro é quem vende pás.

É isso que a Nvidia está fazendo. A inteligência artificial é a mina de ouro. Não está claro quais empresas farão as maiores fortunas com a IA, mas elas precisarão dos chips de alta potência que a Nvidia oferece apenas para começar.

É por isso que as ações parecem tão seguras – a única questão que parece estar impedindo a Nvidia é se ela pode produzir semicondutores suficientes para atender à demanda que ainda está crescendo mais rápido do que as expectativas. Embora com o tempo certamente enfrentará uma concorrência acirrada à medida que os rivais ganhem espaço.

Os resultados da empresa ofuscaram em muito as atas do Federal Reserve (Fed, banco central americano), sugerindo que os cortes nas taxas de juros ainda podem estar muito distantes. Se a euforia da IA e as taxas de juros mais altas em décadas estão em conflito, a IA parece ter colocado o Fed em uma chave de braço.

É claro que as referências históricas para o frenesi atual gerarão comparações sobre como tudo termina. Obviamente, o boom das pontocom levou a uma quebra espetacular. Os Loucos Anos 20 foram piores, culminando na Grande Depressão.

Mas o fim da corrida do ouro na Califórnia não foi tão dramático. Chegou ao fim quando a prata foi descoberta no Estado vizinho de Nevada, o que fez com que os garimpeiros que tentavam enriquecer fossem para um destino diferente.

FONTE: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2024/02/22/analise-nvidia-esta-vendendo-pas-na-corrida-do-ouro.ghtml