Amazon revela projetos de terminais para internet via satélite do Projeto Kuiper

O Projeto Kuiper da Amazon tem trabalhado na construção de um concorrente para a Internet via satélite baseada em órbita terrestre baixa Starlink da SpaceX há anos, mas está prestes a lançar seus primeiros protótipos de satélites reais e hoje revelou o que os clientes podem esperar em termos de terminais para realmente conectando-se à rede futura.

Esses são modelos de engenharia, portanto, as versões finais de produção podem diferir, mas a Amazon exibiu três versões diferentes projetadas para atender às várias necessidades dos clientes. Há uma versão abaixo de cinco libras com um design quadrado plano de 11 polegadas que oferece velocidades de até 400 Mbps. Curiosamente, a Amazon não está compartilhando o preço-alvo, mas disse que seu custo para construí-los será inferior a US $ 400 por unidade.

Terminal de cliente ultracompacto - Project Kuiper

Um design quadrado menor de 7 polegadas será menos capaz em termos de velocidades máximas, chegando a 100 Mbps, mas terá “custo mais baixo” e também terá a vantagem de ser extremamente portátil para uso em trânsito. Por fim, uma versão grande de 19 x 30 polegadas oferecerá velocidades gigabit e destina-se basicamente ao uso comercial (o que significa provavelmente $$$).

Terminal Pro Cliente - Projeto Kuiper

A Amazon também revelou que todos os seus terminais serão alimentados por um chip de banda base projetado internamente que a empresa batizou de “Prometheus”. O Prometheus também está indo para o espaço a bordo dos satélites Kuiper, e a Amazon diz que seu design exclusivo permitirá o processamento de até 1 terabit por segundo (Tbps) de tráfego em cada um, o que deve ajudar a lidar com a alta demanda da rede.

Conforme anunciado no ano passado, a Amazon pretende lançar seus dois primeiros protótipos de satélites em 2023 a bordo do primeiro voo da United Launch Alliance de seu novo foguete Vulcan Centaur. O objetivo depois disso é iniciar a produção em massa de sua espaçonave no final do ano, com lançamentos de versões de produção a partir de 2024 e pelo menos alguns clientes obtendo acesso ao serviço até o final do mesmo ano.

FONTE: https://teg6.com/95523/noticias/amazon-revela-projetos-de-terminais-para-internet-via-satelite-do-projeto-kuiper/