jun 26

Amazon lança serviço que permite criar apps sem programar

Honeycode é parte do AWS, e foi criado para que clientes corporativos possam criar apps sob medida para agilizar processos sem a necessidade de esperar por um programador disponível

Amazon Web Services (AWS), plataforma de serviços de computação em nuvem da Amazon, está lançando uma ferramenta que permite aos seus clientes desenvolver vários tipos de apps, como listas de tarefas, pesquisas de opinião, agendas de eventos, gerenciamento de inventário ou sistemas para abertura e acompanhamento de processos, sem a necessidade de programar.

Batizada de Honeycode, ela combina uma ferramenta para a construção da interface do app, um banco de dados apresentado na forma de uma planilha e expressões usadas para recuperar, manipular e inserir dados.

“Nós sempre ouvimos dos clientes que existem problemas que eles querem resolver, e que gostariam que suas equipes de TI – ou equipes terceirizadas – construíssem aplicativos para resolvê-los. Mas há mais demanda por aplicativos personalizados do que os desenvolvedores disponíveis para criá-los”, diz Larry Augustin, Vice Presidente da AWS.

“As empresas tentam, então, resolver estes problemas usando planilhas compartilhadas, que acabam criando outra categoria de problemas, como desencontro entre versões e falhas na sincronização de dados”, afirma. Por isso a equipe do Honeycode escolheu apresentar o banco de dados como uma planilha, tirando proveito da familiaridade dos usuários com a ferramenta.

É possivel criar apps com até 20 usuários gratuitamente. A partir daí é necessário pagar por usuário e pelo espaço que os dados do app ocupam no servidor. Segundo a Amazon uma “planilha” (chamada de workbook) pode armazenar até 100 mil linhas de dados, cada uma com múltiplas colunas.

Por enquanto o Honeycode está disponível em versão beta, apenas em servidores AWS na região oeste dos EUA (Oregon, us-west-2), mas chegará a outras regiões “em breve”.

FONTE: https://olhardigital.com.br/noticia/amazon-lanca-servico-que-permite-criar-apps-sem-programar/102706