Amazon lança IA para resumir avaliações de produtos

Nova ferramenta de IA generativa da Amazon produz um resumo das avaliações dos consumidores sobre os produtos na plataforma de e-commerce.

A Amazon anunciou nesta segunda-feira (14) o lançamento de uma IA generativa para resumir textos em avaliações de produtos. O recurso oferece um parágrafo com os pontos principais — positivos e negativos — comentados pelos usuários na plataforma de e-commerce.

O objetivo é facilitar a tomada de decisão dos consumidores sobre a compra de produtos de seu interesse através de uma visão resumida dos aspectos mais comentados por outros usuários. A IA da Amazon processa o conjunto de avaliações disponíveis realizadas na plataforma e gera uma espécie de “consenso” dos comentários.

A novidade foi disponibilizada inicialmente em uma ampla seleção de produtos para um seleto grupo de consumidores que acessam a Amazon pelo aplicativo para celular nos Estados Unidos. A empresa informou, no entanto, que a ferramenta será lançada em outras regiões nos próximos meses.

Resumo das avaliações na Amazon
A IA generativa de resumos das avaliações da Amazon destaca os recursos do produto e o sentimento geral de outros consumidores descritos nas análises escritas publicadas na plataforma.

Esses resumos são apresentados em um parágrafo curto na página de detalhes do produto no aplicativo — em uma seção “O que os consumidores dizem” — e acompanhados de tags clicáveis para ajudar os clientes a determinar se o produto atende às suas expectativas.

A partir do resumo, os usuários podem clicar nas tags compiladas para expandir e ler as avaliações completas de outros clientes sobre determinadas características. Dessa forma, os consumidores podem navegar com mais facilidade para entender o desempenho ou a qualidade de um item em um aspecto específico.

Fake reviews
Junto com o anúncio da ferramenta de IA generativa de resumo de avaliações, a Amazon informou que trabalha para garantir a veracidade das opiniões compartilhadas em sua plataforma.

A companhia afirma que investe em recursos para impedir a publicação de avaliações falsas, incluindo o uso de modelos de aprendizado de máquina. Esses modelos analisam histórico de avaliações, relações entre contas, atividade de login e outros dados que podem indicar um comportamento incomum.

Além dos algoritmos, a Amazon recorre a moderadores humanos para manter a integridade das avaliações e a segurança da comunidade. Segundo a companhia, a IA de resumo só analisa as reviews confiáveis de compras verificadas.

FONTE: https://www.terra.com.br/byte/amazon-lanca-ia-para-resumir-avaliacoes-de-produtos,3f2edaf8c1c62635f304da99a6281c04e2mnax4p.html?utm_source=clipboard