maio 14

Allgoo desenvolve rede neural para identificar perfis de risco para produtos de previdência privada

Tecnologia insere modelo de comunicação com linguagem natural escrita que detecta o perfil de risco da pessoa que conversa sobre investimentos para fins de previdência privada

A fintech Allgoo, após meses de projeto, concluiu com sucesso junto à Intel, a otimização de sua tecnologia de rede neural artificial, como parte do programa de construtores de inteligência artificial da Intel. O resultado é uma solução que insere um modelo de comunicação escrita com linguagem natural, embarcada em seu robô advisor, que detecta o perfil de risco da pessoa que conversa sobre investimentos para fins de previdência privada.

O sucesso do projeto agrega à fintech, entre outros benefícios, divulgação internacional. “Seremos apresentados em escala mundial como uma das parceiras de desenvolvimento de solução de rede neural para robôs de investimento,” comenta o fundador e CEO da Allgoo, Luiz Macedo. A startup financeira, cujo site estará no portal da Intel, também terá acesso a recursos de capacitação técnica, oportunidades de cooperação em marketing e passa a ser considerada para parcerias e investimento da Intel Capital.

“Unimos forças com a Intel para desenvolver um projeto muito importante para o mercado de investimentos, e que ajudará diversas corporações a entender melhor o perfil de risco de seus clientes,” explica o artificial intelligence solutions manager da Allgoo, Gustavo Gomides. Segundo o executivo, a aplicação da rede neural desenvolvida pela fintech, na arquitetura Intel, melhorou sensivelmente a performance das análises do sistema.

O sistema analisa e classifica as respostas criando um ranking único para cada interlocutor. E, desta forma, define o perfil do investidor e suas tolerâncias a riscos

“Como resultado, poderemos apresentar aos nossos clientes uma nova funcionalidade e ajudá-los no melhor entendimento do perfil de risco dos consumidores de seus produtos. Nossa parceria com a Intel foi uma vitória para nós e nossos clientes corporativos, e estamos ansiosos para aprofundar nossa colaboração por meio do programa Intel AI Builders. ” assinala Gomides.

Análise de emoções
A Allgoo desenvolveu uma rede neural para teste dos serviços Intel, baseado em um projeto que vem trabalhando há mais tempo. Trata-se de um modelo de comunicação que insere o estado de espírito da pessoa que conversa sobre como investir com seu robô advisor, especializado em investimentos. Ao invés de fazer perguntas objetivas para classificar o investidor como conservador, moderado ou agressivo, por exemplo, a rede neural da Allgoo utiliza um modelo matemático capaz de perceber nuances do estado emocional do interlocutor.

Luiz Macedo explica que isso é possível porque a tecnologia, voltada para investimentos, opera por meio de linguagem natural e permite respostas livres ao invés de opções pré-determinadas. “O sistema analisa e classifica as respostas criando um ranking único para cada interlocutor. E, desta forma, define o perfil do investidor e suas tolerâncias a riscos,” explica o CEO da Allgoo.

Gomides menciona que quando uma pessoa é confrontada com uma pergunta direta, seu estado emocional se altera. “Além disso, a forma como o questionamento é feito também influencia o estado de espírito do interlocutor e ao desenvolvermos uma forma mais natural de conversar, a solução consegue traçar melhor seu perfil”, completa o executivo.

A solução foi concluída do ponto de vista científico e para os próximos passos estão a validação em operações reais de mercado de previdência privada, em maior escala, e o desenvolvimento do modelo comercial. “Importante lembrar que o perfil de risco de investidores, conhecido como suitability, é regulamentado e segue normas rígidas dos órgãos competentes, assim, no primeiro momento, essa rede neural ajudará a entender eventuais desenquadramentos de perfis e auxiliar na oferta assertiva de produtos”, destaca Luiz Macedo.

Única Fintech de investimento que trabalha com IA, segundo a Kpmg
A Allgoo tem por foco desenvolver soluções usando técnicas de IA e isso foi reconhecido recentemente em relatório da Fisher e Kpmg. A fintech já aportou sua expertise tecnológica em várias instituições financeiras, como bancos e corretoras de valores. O reconhecimento do mercado bancário também veio em 2018, quando a Allgoo foi selecionada como finalista do Prêmio Ideia ABBC da Associação Brasileira de Bancos por sua solução de Robô Advisor.

Fundada em São José dos Campos em 2014, a Allgoo desenvolve soluções tecnológicas para o mercado financeiro, sendo seu principal produto o Robô Advisor de Investimentos. Pioneira, em open banking white label para bancos digitais, a fintech também desenvolve soluções de IA para o mercado financeiro. Diferente de boa parte das empresas de tecnologia financeira, o time da Allgoo é formado por grey heads com vivência no mercado corporativo e plenamente habilitados em criar soluções para aprimorar o negócio.

Serviço ara mais informações:
https://www.allgoo.com.br/

O programa Intel AI Builders, lançado em maio do ano passado, é um ecossistema de fornecedores independentes de software, integradores de sistemas, fabricantes de equipamentos e usuários finais corporativos que trabalham para acelerar a adoção de inteligência artificial com a arquitetura Intel. Seu objetivo é fomentar a próxima geração de IA, entregar soluções de forma mais ágil e impulsionar a adoção dessas soluções nas empresas.

“Na Intel, estamos empenhados em ajudar a desbloquear a promessa da inteligência artificial, impulsionada por uma crença profunda de que a IA tornará o impossível possível,” explica o portal do Intel AI Builders.

FONTE: iNFOR CHANNEL