Alibaba lança seu primeiro chip de inteligência artificial, o Xuantie 910

Novidade chega como um respiro para a China durante a guerra comercial com Estados Unidos

A gigante do e-commerce Alibaba anunciou recentemente seu primeiro chip de inteligência artificial, chamado de Xuantie 910. Desenvolvido pela divisão de semicondutores da empresa, a Pingtouge, o produto conta com 16 núcleos e é voltado para aplicações como computação de alto desempenho e carros autônomos.

A tecnologia é feita com base na arquitetura de código aberto RISC-V. Ou seja, a criação do chip não dependeu de empresas como a estadunidense Qualcomm e a britânica ARM, que recentemente deixaram a Huawei na mão após uma proibição de negócios imposta pelos Estados Unidos.


Imagem: Onties/Reprodução

A Alibaba disse que vai licenciar o uso de sua propriedade intelectual para outras fabricantes e também vai liberar parte do código de seu produto no repositório GitHub. O objetivo da empresa é estimular o desenvolvimento de tecnologias do tipo no país.

Segundo ressalta a Reuters, o novo chip da Alibaba serve para trazer mais independência às companhias chinesas de tecnologias vindas do ocidente. “As empresas chinesas que adotam o RISC-V não precisam depender de fornecedores como ARM ou Intel”, disse Stewart Randall, que acompanha o setor de semicondutores da China na consultoria Intralink. “Não há ameaça alguma deles perderem acesso a uma parte importante deste design.”

Esta não é a primeira investida recente vinda da China para tornar o mercado local mais independente no ramo da tecnologia. Recentemente, o país também lançou a bolsa de valores STAR, um mercado que segue regras mais abertas, similar aos padrões da NASDAQ, e que visa facilitar a abertura de capital de empresas de tecnologia chinesas. Em seu dia de estreia, a iniciativa arrecadou US$ 5,4 bilhões para 25 startups, com as ações chegando a valorizar 520%.

FONTE:  MUNDO CONECTADO