O primeiro bairro completamente impresso em 3D será construído para acolher famílias carentes em El Salvador

A tecnologia é uma poderosa ferramenta utilizada a serviço do capital. Na maioria dos casos, leva-se muito tempo para que tais inovações estejam disponíveis e acessíveis no mercado de países subdesenvolvidos.

Juntas, a ICON, uma construtora de Austin, Texas, e a New Story, organização sem fins lucrativos com foco na habitação, criaram uma impressora 3D capaz de construir casas pré-fabricadas com um custo de apenas 4 mil dólares. O equipamento, chamado de Vulcan, é capaz de “imprimir” uma casa em blocos de cimento com 60 metros quadrados entre 12 e 24 horas. Com a intenção de popularizar esta inovadora ferramenta, a empresa está enviando a impressora para El Salvador, aonde será construída o primeiro bairro do mundo totalmente impresso em 3D.

O modelo de testes da casa foi construído em Austin, Texas. A casa conta com uma sala de estar, um quarto, um banheiro e uma varanda. O projeto foi apresentado na semana passada durante a Conferência SXSW de 2018.

Acredita-se que as casas impressas em 3D podem ser tão duráveis quanto as tradicionais casas construídas em alvenaria, as quais serão construídas segundo o Código Internacional de Construção (IBC). Ainda que para este primeiro momento a empresa esteja preocupada apenas em construir casas populares de até 75 metros quadrados, a impressora pode ser configurada de distintas maneiras, com uma teórica área ilimitada de impressão.

As empresas optaram por instalar o equipamento em El Salvador porque acreditam que essa nova tecnologia poderá contribuir muito mais em uma região onde o déficit habitacional é um verdadeiro problema social. Em toda América Latina, acredita-se que mais de 30 milhões de pessoas vivam em favelas ou “abrigos para sem-teto”, e aonde tecnologias deste tipo não encontram-se facilmente disponíveis. Além disso, projetos deste tipo construídos por humanos levam de 13 a 20 dias para serem concluídos, e podem custar muito mais devido à mão de obra e ao tempo de construção. Espera-se que com a Volcan, várias pessoas possam fazer o download e imprimir sua casa hoje, e então mudar-se para seu novo lar no dia seguinte, aonde poderão viver por muitos anos.

FONTE: ARCHDAILY