ARCore 1.0 – A Realidade aumentada em crescimento no Android

Foi no ano passado que a Google apresentou o ARCore, um novo kit de desenvolvimento dedicado à realidade aumentada.

Por agora, o número de dispositivos suportados ainda é muito limitado, no entanto, são cada vez mais as aplicações que suportam esta tecnologia.

A Google lançou, no ano passado, o ARCore e iniciou os seus testes nos seus Pixel 2 e Pixel 2 XL.

Para quem não conhece, o ARCore é um SDK para Android, dedicado à realidade aumentada, e que permite às aplicações espremer melhor esta tecnologia. Ou seja, fazendo uso dos  vários sensores, da câmara e do ecrã, as aplicações irão poder tirar maior proveito do espaço envolvente. Na prática, poderemos, por exemplo, jogar com as personagens a interagir com o espaço real de fundo ou colocar móveis virtuais na nossa casa e observá-los de vários ângulos.

Depois de um período de testes, a Google anunciou oficialmente o ARCore 1.0 na MWC e tornou-o compatível com um número reduzido de dispositivos. Embora pretenda ampliar aos restantes equipamentos que cumpram os requisitos de hardware, por agora apenas os primeiros Pixel, os Samsung S7/S7 Edge/S8/S8+, os LG V30/V30+, o Asus Zenfone AR e o OnePlus 5 suportam esta tecnologia.

No entanto, embora o suporte ainda não seja global, várias são as aplicações que têm surgido com base nesta tecnologia ou que têm adicionado opções relativas à realidade aumentada.

No total são já 86 as aplicações que tiram proveito do ARCore 1.0 e que poderão ser testadas por quem possuir dispositivos compatíveis. De entre a extensa lista, podemos encontrar jogos ou apps como o My Tamagotchi ForeverWalking Dead Our WorldPottery Barn 360 Room VieweBayCurate by Sotheby’s International Realty, Streem e Just a Line.

Embora a lista completa não esteja disponível para ser visualizada o nosso país, uma pesquisa por ARCore na Play Store vai apresentar vários resultados.

FONTE: PPLWARE