Para especialista da eMarketer, e-commerce da América Latina deve crescer 53% até 2026

Brasil não tem o grau de evolução de mercados como EUA e a Inglaterra e, justamente por isso, tem tanto potencial, segundo Zia Daniell Wigder, Chief Content Officer da eMarketer/Insider Intelligence, que estreia operação no Brasil nesta terça-feira (6).

Zia Daniell Wigder, Chief Content Officer da eMarketer/Insider Intelligence — Foto: Divulgação

Um dos maiores players mundiais de inteligência de mercado, o eMarketer, que em 2020 se uniu ao Business Insider Intelligence, estreia nesta terça-feira (6) sua operação de representação na América Latina. O Brasil foi o escolhido como sede para o escritório e, a partir da operação local, a empresa pretende expandir sua atuação para os outros três mercados estratégicos até 2024: México, Argentina e Colômbia. Thalia Ferretti será a executiva responsável pela operação no país.

A expectativa é que o e-commerce cresça 53% até 2026 na América Latina, explica Zia Daniell Wigder, Chief Content Officer da eMarketer/Insider Intelligence, em entrevista exclusiva a Época NEGÓCIOS. De passagem pelo Brasil para inaugurar a operação, a nova-iorquina será uma das palestrantes desta terça-feira no VTEX DAY, evento de transformação digital do varejo realizado em São Paulo pela plataforma de comércio digital VTEX.

Segundo a especialista, o e-commerce no Brasil está em um estágio inicial de evolução e ainda não está no mesmo patamar que mercados como EUA e Inglaterra – justamente por isso tem tanto potencial.

“O mercado brasileiro de comércio digital é dinâmico e de rápido crescimento. Confesso que esse é um dos mercados que eu mais estudo e sempre fui fascinada pelas oportunidades que o país apresenta”, afirma Zia.

5 tendências que devem moldar o mundo do comércio digital

A executiva também compartilhou cinco tendências que prometem moldar o mundo do comércio digital nos próximos anos. Para a especialista, esses tópicos são:

  1. O e-commerce e o varejo devem manter taxas de crescimento convergentes;
  2. A chamada mídia de varejo promete ser ‘a terceira onda da publicidade digital’;
  3. O social shopping, como as live shopping chinesas, ainda devem demorar para se tornarem populares em outras regiões;
  4. Ferramentas com IA generativa e LLMs causarão uma revolução em toda a indústria;
  5. Os prazos para o desenvolvimento e lançamento de inovações disruptivas serão cada vez mais curtos.

Entre todos os tópicos, Zia destaca que não há como fugir de um ponto: a IA generativa. Para a executiva, essa tecnologia terá um impacto enorme no e-commerce “não só pelo que pode gerar, mas por suas múltiplas aplicações e também por moldar como times trabalham e criam novas experiências para os consumidores”, explica.

“Precisamos aprender como lidar com essa tecnologia de forma correta. Quando analisamos a IA generativa pela ótica da segurança, uma das principais coisas que precisamos ter cuidado é sobre o compartilhamento de dados. Ter os filtros e diretrizes certos demanda aprendizado, e as empresas precisam estar dispostas a aprender antes de sair aplicando IA em tudo.”

FONTE: https://epocanegocios.globo.com/empresas/noticia/2023/06/para-especialista-da-emarketer-e-commerce-brasileiro-e-mais-sofisticado-que-o-de-eua-e-inglaterra.ghtml