Canva usa inteligência artificial para gerar imagens a partir de textos, crie a sua!

App ganha a ferramenta Stable Diffusion e pode gerar imagens a partir de textos.

A ferramenta de criação de artes Canva ganhou hoje uma ótima novidade, a inclusão de um recurso de gerar imagens a partir de textos com inteligência artificial. As imagens são criadas usando o Stable Diffusion, criado pela Stability AI.

O Stable Diffusion é um modelo de código aberto, e o novo recurso está disponível de forma gratuita para os usuários do Canva. Com o recurso de criar imagens a partir de textos, o app Canva passa a não depender mais de outros apps para criarem as imagens para ele usar como base para seus Storys ou flyers.

A ideia do recurso Text to Image deixa o Canva bem mais versátil, mas não é tão original, já que a Microsoft lançou o Designer. Assim como o Canva e o Stable Diffusion, o Microsoft Designer usa a tecnologia do DALL-E 2 para gerar imagens a partir de frases.

Como usar o Text to Image do Canva para criar imagens com inteligência artificial

Recurso Text to Image permite gerar imagens com o modelo Stable Diffusion

Recurso Text to Image permite gerar imagens com o modelo Stable Diffusion / Captura de tela

Usar o Text to Image do Canva é bem simples. Primeiro, você precisa criar um design, ou escolher um design que já esteja trabalhando. Se estiver criando um, pode escolher o formato entre várias opções, que incluem post e story do Instagram, cartaz, retrato ou vídeo para dispositivos móveis, entre muitos outros.

Tela do Text to Image do Canva na versão para smartphones

Tela do Text to Image do Canva na versão para smartphones / Captura de Tela

Para quem tiver o recurso habilitado na sua conta, o Text to Image vai aparecer em um botão na parte inferior da tela (smartphones) ou na lateral (web). Clicando nele, você verá a caixa de texto, para descrever a imagem que pretende gerar.

Tela do Text to Image do Canva na versão web

Tela do Text to Image do Canva na versão web / Captura de Tela

Nos meus testes rápidos com a ferramenta, o Text to Image reconheceu frases em português. O Canva dá algumas opções para você se inspirar,você tem várias opções de estilo para gerar a sua imagem: surpresa, foto, desenho, 3D, pintura, padrão e arte conceitual.

O Text to Image vai gerar então quatro imagens a partir do seu prompt (ou frase). Aí é só escolher a imagem que você gostou mais e aplicar no seu desenho. É possível criar até 100 imagens por dia com esse novo recurso do Canva.

Stable Diffusion adaptado para o Canva tem filtros de conteúdo

Em uma entrevista ao The Verge, o co-fundador e líder de produtos do Canva, Cameron Adams, falou que está interessado em como os usuários vão usar o novo recurso.

Segundo ele, um dos seus usos favoritos é o de “estudantes estão usando isso para visualizarem suas histórias. Então eles escrevem uma redação e usam o Text to Image para gerar uma imagem que se encaixe na história. Também vemos o uso em apresentações, em flyers, e em camisetas, que podem ser impressas pelo Canva.”

Como o objetivo do Canva é que a novidade seja usada por todos, inclusive crianças, a versão do Stable Diffusion do Canva tem algumas restrições de segurança a mais, confira aqui os termos de uso.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/11/10/reviews/canva-usa-inteligencia-artificial-para-gerar-imagens-a-partir-de-textos-saiba-como/