Siemens fecha acordo para entrega de transformadores digitais no Brasil

Memorando de Entendimento com a Casa dos Ventos também prevê o desenvolvimento de soluções em conjunto para atender de forma customizada às demandas da empresa

A Siemens e a Casa dos Ventos assinaram um Memorando de Entendimento para a entrega dos primeiros transformadores no Brasil a conectar digitalmente os principais ativos do parque eólico Rio dos Ventos II (504 MW), localizado no Rio Grande do Norte. Além da entrega dos equipamentos, prevista para agosto, o acordo prevê uma parceria para a cocriação de soluções específicas que atendam às particularidades do processo de geração de energia da empresa, visando aumentar os ganhos de eficiência e reduzir custos.

Segundo o CEO da área de Transformadores da Siemens no Brasil, Danilo Bezerra, o grande diferencial dos transformadores digitais da multinacional está na função Sensformer Advanced, que simula virtualmente os equipamentos para coletar e analisar parâmetros operacionais de forma segura, graças à um recurso de conectividade que mede um conjunto definido de dados. Ele explica que por meio de um aplicativo de conexão sem fio, os dados do transformador e da rede se tornam transparentes para o operador, o que auxilia na otimização de processos e garante maior confiabilidade por meio da identificação de riscos potenciais.

“Com a entrega desses equipamentos, além de nos posicionarmos na vanguarda da transformação digital para a gestão de ativos de energia, estamos dando mais um passo para pavimentar o caminho da inovação por meio da criação de soluções tecnológicas em ritmo de colaboração com a Casa dos Ventos,” comenta Danilo.

Lucas Araripe, diretor de Novos Negócios da Casa dos Ventos, avalia que a inovação por meio da digitalização é uma vertente de geração de valor que a companhia está atualmente engajada, citando o complexo eólico Rio do Vento, que tem sua energia destinada para o mercado livre, onde grandes consumidores negociam diretamente com as empresas geradoras. “Iniciativas como essa que estamos conduzindo em parceria com a Siemens tornam nossos ativos ainda mais eficientes e nos possibilitam entregar energia a um preço mais competitivo para nossos clientes”, completou. Com início de operação prevista para julho de 2021, o empreendimento contará com 120 aerogeradores em uma área total de quase sete mil hectares.

Desenvolvido dentro do conceito de Internet of Energy, o Sensformer Advanced foi lançado globalmente em 2019 na Hannover Messe, uma das maiores feiras de tecnologia industrial do mundo. A solução é voltada tanto para utilização em transmissão ou geração de energia, quanto para aplicação industrial ou mesmo na rede elétrica, auxiliando operadores em diversos desafios, como o aumento da demanda de desempenho, de forma abrangente para garantir mais transparência e flexibilidade.

FONTE: CANAL ENERGIA