App de Realidade Aumentada promete exclusividade na hora da compra

A experiência do cliente não será mais a mesma após 2020. Pelo menos, é o que promete a tendência mundial e também aqui, no Brasil. O conceito de “New Retail”, ou Novo Varejo, em que o consumidor é o centro do negócio, vem ganhando força. Se depender dele, opções como Realidade Aumentada, a mesma tecnologia utilizada no jogo Pokemon Go, farão parte da rotina de compras.

Uma pesquisa da Gartner Inc aponta, por exemplo, que essas novas tecnologias podem individualizar as ofertas varejistas. Segundo o levantamento da consultoria, neste ano, mais de cem milhões de clientes vão comprar somente em lojas virtuais que disponibilizam algum serviço a partir de tais ferramentas.

A startup Olo investiu no negócio promissor. Participante do sétimo ciclo de aceleração da Spin, a Olo desenvolveu um aplicativo para aumentar a fidelidade e promover descontos e benefícios aos consumidores, dados e inteligência para varejistas e indústria a partir da Realidade Aumentada. A ideia é oferecer uma experiência única, envolvente e personalizada.

O cenário demonstra que indústria, varejo e consumidor sofrem com a grande quantidade de lançamentos todos os dias: cerca de 20 mil novos produtos. Para a indústria, é difícil fazer o produto se destacar em meio a tanta concorrência. Já o varejo tenta atrair clientes por meio de ofertas e programas de fidelidade, mas fica sem entender o que realmente o consumidor quer e não dispõe de uma plataforma captadora de leads qualificados. Na ponta do iceberg, está o consumidor, que se sente perdido e mal informado.

Em resumo, a solução da startup é uma ferramenta captadora de leads qualificados para o comércio, transformando o produto da indústria em mídia, e, ainda, uma plataforma de descontos e benefícios para quem compra. Ela aparenta ser um programa de fidelidade, mas entrega ao consumidor descontos exclusivos e progressivos nos produtos mais consumidos.

A interação começa antes mesmo de o cliente entrar na loja, já que consegue visualizar pelo app a lista de produtos e, em breve, também pagará pelas ofertas a partir dele. Dentro da loja, ao apontar a câmera do aplicativo a uma oferta, consegue ver o preço exclusivo em Realidade Aumentada e, ao adicionar o item na Lista de Desejos, o lojista entende a preferência e oferece, automaticamente, um desconto maior para estimular a aquisição do produto de imediato. Dessa forma, o consumidor se torna engajado, adquirindo mais consciência da marca e o comerciante consegue entender melhor o desejo do consumidor pelos conceitos inovadores de Big Data.

Para utilizar a tecnologia, o lojista precisa integrá-la com o sistema próprio de gestão do estabelecimento. Essa conexão permite que a Olo entenda o hábito de consumo não só da loja, mas de toda a cadeia para entregar uma análise de mercado ampliada. As três opções de planos oferecidas pela startup são de acordo com a experiência que o comerciante deseja ofertar ao consumidor. Uma versão é gratuita, em forma de teste, para os lojistas conhecerem o funcionamento e as vantagens da ferramenta.

Sobre a Spin

A Spin é a primeira e a maior rede de aceleradoras Startup+Indústria do Brasil (hardware e software), a maior aceleradora de Santa Catarina (Distrito/KPMG) e também uma das dez melhores aceleradoras do país (Startup Awards 2018 e 2019). Com unidades estabelecidas nas cidades de São Paulo, Curitiba, Joinville, Blumenau e Jaraguá do Sul, a Spin é parceira oficial do Stanford Research Institute para todo o território nacional e tem como objetivo colocar frente a frente startups inovadoras, indústrias em transformação e investidores interessados em criar negócios exponenciais. Para saber mais, basta acessar o site www.spin.capital. A aceleradora também está nas redes sociais (@spin.capital) e possui o portal de educação www.exponencial.vc.

 

FONTE: BUSINESS