6 inovações nas áreas de saúde bucal

Quando pensamos em tecnologia, logo surgem imagens de produtos ligados a comunicação e entretenimento, como smartphones, televisores e videogames. Mas existem centenas de outras áreas que se beneficiam das inovações tecnológicas. E dentro delas, a saúde bucal é uma das que mais progridem na busca por tratamentos eficazes e avançados.

Para mostrar que existe muita gente preocupada com o bem estar do seu sorriso, elencamos seis inovações que estão revolucionando os tratamentos dentários no mundo todo.

  (Foto: Arte/G.Lab)

Mais de 5 milhões de pessoas já deixaram de usar o aparelho dentário de metal e aderiram aos alinhadores ortodônticos transparentes, cujo design proporciona discrição e maior conforto na busca pelo sorriso que você deseja. Porém, apenas aqueles que optaram pelo Invisalign tiveram acesso ao Scanner iTero Element, equipamento que permite ao paciente a possibilidade de visualizar em tempo real e com nitidez uma previsão de como ficarão os dentes.

Isso graças ao Software ClinCheck, cujo algoritmo ajuda a calcular a exata quantidade de força para a movimentação de cada dente, possibilitando ao ortodontista mapear o processo de tratamento passo a passo, já adiantando a quantidade de alinhadores a ser utilizada e garantindo que cada dente se mova na ordem correta e no momento certo. O resultado, além de um sorriso ainda mais bonito, é um tratamento mais rápido, prático e discreto.

Um dos momentos mais temidos por quem vai ao dentista é o tratamento de cárie, que muitas vezes é obturada pelo temido motorzinho. E apesar de não estar ainda com seus dias contados, já existem alternativas para substituir o barulho do aparelho. E uma delas é um gel que acaba com as cáries sem a necessidade de anestesia e uso de broca.

Desenvolvido com o princípio ativo da papaína, extraída do mamão, o gel é aplicado em pequena quantidade no dente e age diretamente nas cáries, que após amolecidas ficam fáceis de remover pelo dentista com o uso de uma cureta. Com 2 minutos para que o produto faça efeito sobre a lesão. O gel é regulamentado pela Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) e comercializado no país.

  (Foto: Arte/G.Lab)

Apesar da existência de escovas de dentes elétricas não ser novidade, um novo produto promove um avanço ao usar tecnologia exclusiva com sensores inteligentes dentro dela e contar com orientações personalizadas que ajudam a melhorar a técnica de escovação.

Isso porque o produto atua sincronizado com um aplicativo, que permite que os usuários administrem a sua qualidade de escovação diariamente, compartilhem resultados com os seus dentistas e tenham orientação e assessoria personalizadas nas pontas dos seus dedos. E, para os distraídos, a escova de dentes ainda emite um alerta se o usuário estiver pressionando a gengiva com muita força e oferece um timer para auxiliá-lo a concluir dois minutos de escovação.

 (Foto: Arte/G.Lab)

Teste genético para saúde bucal vai detectar bactérias associadas a cáries dentárias e doenças periodontais. O protótipo foi apresentado por uma startup, que tem sua atuação voltada para o diagnóstico molecular.

A startup é conhecida pelo desenvolvimento de kits de diagnóstico molecular chamados de Point-of-care (PoC), que podem ser utilizados em qualquer estrutura laboratorial, em uso remoto ou industrial.

  (Foto: Arte/G.Lab)

Restaurações, próteses e implantes são alguns dos procedimentos odontológicos que vem se beneficiando da tecnologia CAD/CAM, também conhecida como odontologia 3D. Ela consiste na utilização de dois maquinários distintos: o primeiro envolve a captura de imagens digitais por meio do uso de uma câmera colorida de alta precisão.

Depois de salvas, as imagens são enviadas ao computador que, por meio de um software, desenvolve com precisão a peça a ser moldada e envia as informações para uma impressora 3D – que atualmente dispõe de uma gama de novos materiais e age com muito mais rapidez e qualidade que as antigas técnicas de moldes.

  (Foto: Arte/G.Lab)

Buscando evitar o desconforto durante e depois da aplicação da anestesia, um sistema computadorizado foi criado para possibilitar a aplicação de anestésico praticamente indolor, graças ao menor tamanho e calibre da agulha utilizada e o monitoramento da penetração dos líquidos anestésicos, sendo especialmente indicado para pacientes que têm fobia a agulhas.

Chamado de “anestesia sem dor”, o aparelho garante que o efeito ocorra apenas no dente a ser tratado, não causando a sensação de inchaço e dormência na língua e bochechas – e nem a pitose de lábio – a famosa “boca torta”.