3 tecnologias de destaque para ficar de olho neste ano

Blockchain aplicado, computação visional e quântica são tendências para 2019

Se no ano passado as inovações da Tesla e as polêmicas sobre o Facebook pautaram as conversas do mundo da tecnologia, em 2019 devemos ter temas mais complexos ganhando as manchetes. É o que destaca Luiz Carvalho, CTO e fundador da consultoria especializada em tecnologia Nexo AI.

O executivo listou as três maiores promessas para este ano. São elas:

Computação visional

Não é de hoje que pessoas usam máquinas para tentar replicar características humanas. O conceito de computação visional caminha justamente nessa estrada. Com o objetivo de reproduzir o olhar humano, a tecnologia alinha a visão com inteligência. O ano de 2019 será um divisor de águas para a ferramenta, que vai desde aprimoramentos em aplicações já usuais, como a identificação do rosto em celulares para desbloqueio, até o desenvolvimento de realidades virtuais complexas.

Blockchain aplicado a mercados tradicionais

Passada a febre do Bitcoin, que este ano completa 10 anos de existência, o blockchain desponta como uma das ferramentas que vai mudar os rumos do mercado de tecnologia em 2019. A tecnologia não se aplica apenas ao conceito de moedas digitais, existem muitos outros segmentos que se apropriam da inovação para revolucionar operações cotidianas e setores tradicionais da indústria, como saúde, política e recursos humanos, entre outros. Neste ano, as possibilidades do blockchain serão melhor exploradas em outras áreas.

Computação quântica

O poder de processamento dos computadores vem crescendo exponencialmente. Dos 16 bits de 1995 às máquinas atuais, muita coisa mudou. O aumento da velocidade acelerou diagnósticos, transformou o mercado financeiro e incentivou importantes quebras de paradigmas. Em 2019, a IBM anunciou o primeiro computador quântico comercial da história. Esse equipamento executa cálculos mais velozes usando propriedades específicas da quântica. Por isso, os dispositivos conseguem resolver algoritmos complexos num tempo menor e oferecem inúmeras possibilidades, o que vai transformar completamente o setor computacional e a sociedade em geral.

FONTE: COMPUTERWORLD