ZTE demonstra serviços 5G na Conferência China Mobile Global Partners 2017

A ZTE Corporation, líder global em soluções de telecomunicações e tecnologias de internet móvel para empresas e consumidores, mostra suas tecnologias para 5G, Internet das Coisas (IoT), smart home, smart educacion, big vídeo, e terminais na Conferência China Mobile Global Partners 2017, que traz as novidades em tecnologia e aplicações de 5G.

A ZTE, em colaboração com a China Mobile, focou em seis principais serviços 5G durante a quarta edição deste evento: o primeiro teste de interoperabilidade em fase de desenvolvimento (IoDT) 5G do mundo, experiência automotiva, veículo aéreo não tripulado (UAV), acesso wireless 5G, 5G submarino e jogos de realidade virtual na nuvem em 5G.

– Teste de interoperabilidade NR (Novo Rádio) 5G:

A ZTE, a China Mobile e a Qualcomm realizaram conjuntamente o primeiro teste do mundo de interoperabilidade em fase de desenvolvimento (IoDT) em um sistema NR 5G baseado no R15 fim a fim do 3GPP. O teste utiliza as estações rádio base NR 5G pré-comerciais da ZTE e os protótipos de terminais de usuários da Qualcomm NR 5G. O teste foi conduzido no Centro de Inovações 5G da China Mobile, e foi exibido ao vivo durante a conferência. A NR 5G é uma tecnologia essencial para suprir a demanda crescente por conexões de dados. No futuro, ela poderá suportar uma nova experiência de banda larga móvel (incluindo streaming de vídeos de alta definição e realidade virtual ou aumentada imersiva), e proporcionar novos serviços com alta confiabilidade e baixa latência (como carros autônomos, veículos aéreos não tripulados e controle industrial).

– Experiência automotiva 5G:

Uma experiência 5G em carros permite aos usuários assistirem programas ao vivo e aproveitar a alta largura de banda para vídeos de realidade virtual em cenários de grande velocidade, além de verificar dados da rede 5G em tempo real, como a cobertura wireless, a taxa de transferência, a mobilidade e o delay.

Durante o evento, a ZTE demonstrou uma transmissão bi-direcional interativa entre o estande e uma “experiência automotiva 5G” no High Education Mega center de Guangzhou (HEMC), sendo este o primeiro teste de campo pré-comercial 5G da China Mobile, junto com a ZTE.

– Veículos Aéreos não tripulados 5G:

Com a confiabilidade, latência ultra baixa e largura de banda ultra alta das redes 5G, os veículos aéreos não tripulados podem transmitir imagens em HD para a nuvem sem perda de qualidade e gerar mapas topográficos em poucos segundos, trazendo mais eficiência para pesquisas e mapeamentos de terrenos.

Além disso, veículos aéreos não tripulados 5G suprem o gargalo da distância e, portanto, podem garantir melhor comunicação logística e assistência em caso de catástrofes.

– Acesso wireless 5G:

Por meio de redes 5G, o acesso sem fio fixo (FWA) pode transmitir rapidamente imagens ultra HD capturadas por câmeras de 100 megapixels. Em caso de emergência, o FWA pode rapidamente capturar imagens e fazer reconhecimento facial. Uma rede 5G pode proporcionar largura de banda ultra alta de 500 M para câmeras de 100 megapixels com delay ultrabaixo (poucos milissegundos).

– 5G Submarino:

O submarino autônomo simula o cenário onde os pesquisadores marinhos observam animais com a tecnologia de realidade virtual em uma rede 5G, realizam investigações científicas e impedem o vazamento de oleodutos por meio de controle remoto de veículos subaquáticos, demonstrando o potencial desta tecnologia em controle industrial, pesquisa científica, resgate e assistência em caso de catástrofes.

– Jogos de realidade aumentada 5G em nuvem:

A ZTE realizou uma parceria com a China Mobile para demonstrar jogos de realidade virtual em nuvem com base na arquitetura 5G Mobile Edge Computing (MEC). Na arquitetura de rede flexível em nuvem, os componentes são orquestrados sob demanda para o acesso dos usuários ao mundo virtual, proporcionando a eles uma experiência imersiva de realidade virtural perfeita.

A ZTE se associou diversas vezes à China Mobile nas épocas do surgimento do 2G, 3G e 4G. Em 2016, a ZTE tornou-se sócia do Centro de Inovação 5G da China Mobile, onde o Pre5G Massive MIMO da ZTE foi utilizado em suas redes. Em junho de 2017, a China Mobile e a ZTE realizaram um teste conjunto no primeiro site pré-comercial 5G da China no HEMC. Na era 5G, o plano é aprofundar a parceria.

Como pioneira de 5G, a ZTE construiu fortes parcerias com grandes operadoras, como China Mobile, China Telecom, China Unicom, Wind Tre (Itália), Orange (França), SoftBank (Japão), Telefonica (Espanha), Telenet (Bélgica) e KT (Coréia do Sul). A empresa continuará trabalhando com esses parceiros para realizar testes 5G, acelerar o uso comercial global da tecnologia e, com isso, fornecer aos usuários uma experiência sem precedentes.
Sobre a ZTE

A ZTE é uma das líderes globais em telecomunicações e tecnologia da informação. Como parte da estratégia da ZTE para os mercados de tecnologia da informação e comunicação (M-ICT) móveis, a companhia é comprometida com a oferta de inovações integradas de ponta a ponta para entrega de valor e excelência aos seus consumidores, operadoras, empresas e setor público ao redor do mundo, com o objetivo de aumentar a conectividade e a produtividade. Fundada em 1985, a ZTE está listada tanto na bolsa de Hong Kong quanto na de Shenzhen. Em 2015, a ZTE alcançou um resultado de mais de ¥100 bilhões, com um aumento do lucro líquido de 21,8% para ¥3,21 bilhões, impulsionado pelas novas operações incluindo semicondutores e Internet das Coisas (IoT).

FONTE: Segs