ago 17

Zoom traz ao Brasil o seu serviço de telefonia via nuvem

O Zoom se popularizou como um aplicativo de videoconferências em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus, mas a empresa responsável por ele quer oferecer muito mais. Nesta segunda-feira (7), a companhia anunciou a expansão de seu serviço de telefonia via nuvem para mais 25 países e territórios, incluindo o Brasil.

A ideia do Zoom é não apenas oferecer um serviço já disponível em outras partes do mundo, mas oferecê-lo de maneira simplificada. Além da telefonia na nuvem, a companhia também lançou um plano telefônico para empresas com escritórios em todo o mundo. O app permite fazer chamadas locais e domésticas em mais de 40 países, com a adição das 25 novas regiões anunciadas nesta segunda.

Além do Brasil, o serviço fica disponível também na Argentina, Bulgária, Chile, Colômbia, Costa Rica, Croácia, República Tcheca, Equador, Estônia, Finlândia, Grécia, Hong Kong SAR, Hungria, Lituânia, Luxemburgo, México, Noruega, Panamá, Peru, Polônia, Romênia, Cingapura, Eslováquia e Eslovênia.

De acordo com a empresa, a cobertura expandida permite aos clientes migrarem dos sistemas de telefonia tradicionais que utilizam atualmente para consolidar as comunicações de negócios no próprio Zoom, obtendo assim uma experiência de comunicação unificada. O novo serviço funciona em uma aba extra no aplicativo já utilizado no mundo todo para fazer as chamadas em vídeo. Porém, de forma diferente, o serviço de telefonia em nuvem é pago.

Como funciona

Zoom Phone é uma aba no app de videochamadas (Imagem: Divulgação/Zoom)

Os clientes do Zoom podem adquirir um plano, entre eles o novo Global Select — a empresa oferece serviço PSTN a preço único. A ideia é entregar simplicidade para que as empresas tenham apenas uma operadora em vez de contratar serviços de telefonia com várias empresas diferentes. É necessário ter a versão mais recente do app instalada no celular ou no computador para usufruir da nova modalidade.

O Zoom Phone permite fazer ligações diretamente para telefones de linha ou móveis, ou seja, é possível utilizar o aplicativo para fazer uma chamada tanto para quem não possui o app instalado no celular como para um telefone comum. Essa é a grande vantagem do serviço, e por isso o foco maior em usuários corporativos.

Para países com serviço telefônico altamente regulamentado, a empresa ainda oferece uma especie de portabilidade no modo “Bring Your Own Carrier” (traga sua própria operadora, em tradução direta). Ela ainda oferece solução para companhia que não precisam de números diretos para cada funcionário com o plano Zoom Phone Pro, cuja mensalidade parte de US$ 8 por usuário.

FONTE: https://canaltech.com.br/apps/zoom-telefonia-nuvem-brasil-170032/