Zoom lança recurso com inteligência artificial que avalia reações dos clientes na hora da venda

Zoom anunciou o lançamento da Zoom IQ for Sales, ferramenta que usa Inteligência Artificial (IA) para analisar reuniões de vendas e oferecer insights sobre os negócios. O produto gera, por exemplo, uma pontuação de engajamento que avalia a atenção de um determinado cliente a partir de informações daquela reunião — baseado no tempo de atraso entre as respostas e o número de vezes que o cliente fala durante a chamada, por exemplo.

Outra métrica, a pontuação de sentimento, mede palavras e frases “positivas” e “negativas” usadas em reuniões. Ainda outra pontuação monitora o uso de palavras de preenchimento como “oh”, “tipo”, “ah” e “hum”, que alguns estudos mostram que podem ter um impacto negativo nas taxas de fechamento de vendas. Além disso, o Zoom IQ for Sales tenta identificar perguntas “boas” com base na duração das respostas dos clientes.

“A análise do Zoom IQ for Sales abrange as reações dos clientes, habilidades de conversação e vendas, pontos problemáticos do cliente, concorrentes, métricas de risco de negócios e muito mais”, disse Josh Dulberger, chefe de produtos, dados e IA da Zoom em reportagem do site TechCrunch.

O lançamento do recurso faz parte dos esforços do Zoom para entrar no segmento de automação de vendas, mercado que, de acordo com a Verified Market Research pode crescer para US$ 7,3 bilhões em tamanho até 2028. Além disso, a pandemia também mudou o jeito de fazer negócios. De acordo com um relatório da McKinsey de 2020, quase 90% das vendas mudaram para um modelo de vendas por videoconferência/telefone/web em 2020.

Investimentos anteriores

No ano passado, o Zoom já havia introduzido um recurso com inteligência artificial que mostrava os destaques das reuniões gravadas, selecionando automaticamente as “melhores” partes das reuniões com base em palavras-chave de transcrições de áudio. A empresa adquiriu, mais recentemente, a Kites, uma startup especializada em tradução e transcrição em tempo real.

“As equipes de vendas querem se concentrar no cliente e gerenciar o engajamento em vez de fazer anotações, mas também para que possam revisar suas ligações e captar nuances. Gerentes e líderes de vendas não podem participar de todas as ligações, mas querem entender o clima de vendas, quando treinar e quais representantes estão passando a mensagem certa”, explica Dulberger.

FONTE: https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2022/04/zoom-lanca-recurso-com-inteligencia-artificial-que-avalia-reacoes-dos-clientes-na-hora-da-venda.html