dez 07

YouTube revela que milhões de vídeos sofrem com reivindicações incorretas de direitos autorais

Um relatório publicado pelo YouTube nesta segunda-feira (6) mostrou que mais de 2,2 milhões de vídeos da plataforma foram atingidos por reivindicações de direitos autorais incorretas, o famoso copyright, entre janeiro e junho deste ano.

Todos esses milhões de vídeos tiveram as reivindicações canceladas após análise da empresa. E, mesmo parecendo um grande número, as solicitações erradas representam menos de 1% das mais de 729 milhões de denúncias por direitos autorais do primeiro semestre de 2021.

O novo relatório do YouTube foi denominado como Copyright Transparency Report e, segundo a empresa, será atualizado semestralmente. A pesquisa também mostrou que 99% das denúncias foram realizadas pelo Content ID, ferramenta automática da plataforma de vídeos.

Apesar dos erros parecerem poucos, os criadores de conteúdo do YouTube reclamam há anos sobre o copyright e a maneira como a ferramenta do Google trata essa questão. Os influenciadores apontam que muitas vezes as reivindicações são injustificadas, o que pode levar a perda de renda, já que o YouTube pode bloquear a monetização do vídeo denunciado.

Imagem mostra logo do youtube na tela de um smartphone que, por dua vez, encontra-se em cima de um teclado de notebook. O fundo da imagem é vermelho
YouTube revela que milhões de vídeos sofrem com reivindicações incorretas de direitos autorais. Crédito: Tattoboo/Shutterstock

Desde 2019 a CEO do YouTube, Susan Wojcicki, prometeu que buscaria maneiras para solucionar os problemas de direitos autoriais. “Estamos explorando melhorias para encontrar o equilíbrio certo entre proprietários de direitos autorais e criadores”, disse a executiva em uma postagem no blog da empresa na época.

“Quando ocorrem disputas, o processo fornecido pelo YouTube oferece recursos reais e mais de 60% dessas disputas foram resolvidas em favor do remetente”, informa a empresa em seu novo relatório afirmando que “nenhum sistema é perfeito”.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2021/12/06/internet-e-redes-sociais/youtube-revela-que-milhoes-de-videos-sofrem-com-reivindicacoes-incorretas-de-direitos-autorais/