YouTube quer usar realidade aumentada para teste de maquiagem antes da compra

Com a integração do Google Shopping ao YouTube, tecnologia pode aumentar vendas das marcas

Em maio, o Google anunciou a criação do Google Shopping, uma ferramenta que permite comprar produtos associados a conteúdos nas diversas plataformas da empresa, como Google Images, Discover e YouTube. Agora, os desenvolvedores do app do YouTube para Android estão testando um recurso para experimentar maquiagem com realidade aumentada, que pode facilitar a venda de itens deste segmento.

 Embora não tenha sido confirmada pela empresa, a informação foi levantada pelo site Android Police, que encontrou no código da aplicação da atualização do YouTube um botão chamado “Try on lipstick” (experimentar batom). Ao selecionar o recurso, o smartphone abre uma câmera de selfie em que os lábios do usuário são “pintados” com o batom que está à venda no vídeo. Como comparação, funciona de forma similar a um filtro do stories do Instagram.

Em março, o Google publicou em seu blog diversas informações sobre possíveis aplicações da realidade aumentada em suas plataformas. A foto desta matéria, que apresenta as diferenças sutis entre o batom usado no mundo real e no virtual, estava neste post – e já indícios, portanto, dos planos da empresa em usar a tecnologia para venda de produtos.

O segmento de beleza tem muita força dentro do YouTube, com diversos canais focados neste tema. No entanto, a realidade aumentada voltada a vendas deve alcançar diversos outros mercados no futuro próximo, como vestuário, calçados, mobiliário e decoração.

FONTE: STARTRSE