set 17

WhatApp estuda uso de impressão digital para autenticação na web

Recurso ainda está em testes, e seria uma medida para reforçar a privacidade dos usuários

WhatsApp está desenvolvendo um recurso que permitirá que o usuário autentique uma sessão do WhatsApp Web usando o leitor de impressões digitais do smartphone. A novidade foi encontrada durante uma análise de uma versão beta (2.20.200.10) do app, feita pelo site WABetaInfo.

Atualmente, para autenticar uma sessão do WhatsApp Web o usuário precisa usar o app no celular para fotografar um QR Code a tela do computador. O problema deste método é que se alguém conseguir acesso ao aparelho quando desbloqueado, ou adivinhar o código, também conseguirá abrir uma sessão do WhatsApp Web. E ela continuará disponível enquanto a aba no navegador estiver aberta, mesmo depois que o aparelho seja retornado ao seu proprietário.

Com o novo método o acesso não seria possível, já que o “xereta” não tem a mesma impressão digital do dono do smartphone. Ou seja, o recurso aumenta a privacidade dos usuários. Segundo o WABetaInfo, o recurso ainda está em desenvolvimento e estará disponível “em uma versão futura”. Entretanto, ainda não há data prevista para isto.

Chamadas na web

Recentemente foi encontrada em outra versão beta do WhatsApp Web, a 2.2037.6, ícones que sugerem o suporte à realização de chamadas, algo que atualmente só é possível nos apps. A forma como isso será feito ainda seja um mistério. Considerando que o WhatsApp Web é um “espelho” do que você vê em seu smartphone, pode-se presumir que uma ligação pelo desktop ou laptop vá usar a linha do seu telefone de alguma forma, ou talvez uma conexão wi-fi compartilhada entre computador e celular.

FONTE: https://olhardigital.com.br/noticia/whatapp-estuda-uso-de-impressao-digital-para-autenticacao-na-web/107181