WeWork pivota e lança marketplace para ampliar oferta de coworkings

Com a Station by WeWork, empresa quer expandir capilaridade da marca e facilitar as contratações dos espaços compartilhados por dia ou mês

Espaço da WeWork em São Paulo (Foto: Divulgação/WeWork)

WeWork, empresa americana de coworkings, está lançando um marketplace para o setor no Brasil. A plataforma Station by WeWork permitirá que espaços de trabalho compartilhado e de eventos de todo o país se conectem à base de membros da rede. A WeWork LatAm afirma estar investindo R$ 44 milhões na nova frente de negócio, com o objetivo de expandir a capilaridade da marca e facilitar as contratações dos espaços compartilhados por dia ou mês, nas unidades WeWork ou em parceiros.

A plataforma será lançada ao consumidor final em outubro, mas já está disponível para coworkings parceiros interessados em fazer parte. Entre os nomes já confirmados, além das próprias unidades WeWork, estão outras marcas do setor, como My Place Office, The Brain, Elephant, Way Coworking e Hub Coworking.

“Com a volta aos compromissos presenciais, observamos uma demanda emergente pela expansão geográfica de espaços WeWork, sendo que, no Brasil, estamos em oito cidades. Com o marketplace, nós vamos aumentar a capilaridade da marca, principalmente em lugares com alta demanda, como Brasília e Fortaleza, sem aumentar os custos e sem prazos para adquirir novos prédios”, diz em nota Claudia Woods, CEO da WeWork na América Latina.

A expectativa é que a Station by WeWork ofereça ofertas flexíveis em todas as capitais do Brasil, além de aumentar os benefícios do produto mais flexível da empresa, o WeWork Access, no qual os membros podem pagar pelo uso do espaço por dia.

“Os membros terão acesso a um portfólio ainda maior de espaços de trabalho flexíveis e com maior distribuição geográfica, todos com a usabilidade e facilidade que já estão acostumados e com maior variedade de preços. Já para os coworkings parceiros, os ganhos são diversos, pois vão otimizar tempo e dinheiro”, afirma Woods.

Para a WeWork, a solução representa uma grande mudança nos negócios. “A criação do marketplace simboliza uma pivotada no antigo e custoso modelo de negócios. Representa o começo da experimentação com um novo modelo de negócios no universo colaborativo entre coworkings, fomentando mercado locais ao mesmo tempo que permite a expansão regional”, expressa a CEO no comunicado.

WeWork afirma que, até o final de 2022, o Brasil alcançará uma representação significativa no faturamento da marca na América Latina, sendo responsável por 35% da receita total na região. A marca também diz que houve um crescimento de 135% da receita brasileira em comparação com setembro de 2020, representando um resultado 42% acima do melhor mês pré-pandêmico. A marca diz que sua operação no Brasil tem 85% de seus coworkings ocupados.

Atualmente, há 32 espaços da WeWork em oito cidades brasileiras – São Paulo, Alphaville, São Bernardo do Campo, Osasco, São José dos Campos, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

FONTE: https://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2022/09/wework-pivota-e-lanca-marketplace-para-ampliar-oferta-de-coworkings.html