WeWork contrata consultores para ajuda na reestruturação em meio a dúvidas de viabilidade

Gigante do coworking busca reestruturação e concentração, no próximo ano, em redução de custos de aluguel, na negociação de aluguéis mais favoráveis, no aumento de receitas e na captação de recursos.

A WeWork está recrutando consultores para ajudá-la em uma reestruturação, enquanto enfrenta uma pesada carga de dívidas e um fraco desempenho financeiro, de acordo com pessoas com conhecimento do assunto.

A gigante do coworking contratou a consultora imobiliária Hilco Global, mais uma vez recorreu à consultora Alvarez & Marsal e recontratou o escritório de advocacia Kirkland & Ellis para aconselhamento sobre suas opções, segundo as pessoas. A empresa tenta evitar um pedido de falência, com base no Capítulo 11, e reestruturar suas dívidas fora dos tribunais, disse uma das pessoas.

A capacidade da WeWork de evitar um pedido de falência dependerá em grande parte de sua capacidade de rescindir ou renegociar um número substancial de seus arrendamentos em mercados mais caros, disseram as pessoas.

“Continuaremos a investir em nossas ofertas de produtos e, ao mesmo tempo, tomaremos as medidas necessárias para reduzir os custos de aluguel e locação. Nossos membros continuam sendo nossa prioridade e, independentemente de quaisquer ações de curto prazo que possamos tomar, continuaremos a operar e atendê-los no longo prazo”, disse um representante da WeWork em comunicado.

Procurados pela agência Bloomberg, representantes da Hilco, Alvarez e Kirkland não responderam aos pedidos de comentários.

A WeWork disse no início deste mês aos investidores que havia “dúvidas substanciais” sobre sua capacidade de permanecer no mercado. A empresa se concentrará durante o próximo ano na redução de custos de aluguel, na negociação de aluguéis mais favoráveis, no aumento de receitas e na captação de recursos, disse a empresa em comunicado na época.

A empresa abriu o capital por meio de uma combinação com uma empresa de aquisição de propósito específico em 2021. Suas ações despencaram 97% no ano passado e sua dívida entrou em profunda crise, poucos meses depois de ter alcançado um acordo abrangente de corte de dívida com alguns dos seus credores.

No início deste mês, a WeWork adicionou quatro especialistas em reestruturação – Paul Aronzon, Paul Keglevic, Elizabeth LaPuma e Henry Miller – ao seu conselho.

FONTE: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2023/08/23/wework-contrata-consultores-para-ajuda-na-reestruturacao-em-meio-a-duvidas-de-viabilidade.ghtml