out 08

Waymo retoma serviço de táxi com carros 100% autônomos

Empresa da Alphabet havia paralisado operações com veículos sem motoristas em virtude da pandemia da Covid-19, porém anunciou volta do serviço na cidade de Phoenix, Arizona

A Waymo está de volta ao mercado de táxis com carros 100% autônomos, anunciando o retorno às atividades para o setor na cidade de Phoenix, no estado norte-americano do Arizona. Falando à imprensa, a companhia pertencente à Alphabet confirmou que os veículos despachados para atenderem chamados pelo aplicativo Waymo One serão 100% independentes e não trarão nem mesmo um motorista humano como segurança.

Normalmente, serviços de carros autônomos trazem um motorista humano como “backup”, que deverá assumir o volante caso algum imprevisto exija a condução manual do veículo.

Por ora, o serviço rodará apenas pelos arredores do condado de Chandler, onde a empresa vinha conduzindo seus testes com veículos do tipo há anos. Mais além, a Waymo não disponibilizará toda a sua frota: de acordo com o CEO John Krafcik, “uma porção” dos 400 carros de modelo Chrysler Pacifica (uma minivan) serão empregados, sem elaborar um número exato.

Um Fiat Chrysler Pacifica, a minivan autônoma usada pelos serviços da Waymo. Imagem: Waymo/Divulgação

“Nós vamos começar já com caronas 100% voltadas ao passageiro para que toda a experiência Waymo One seja sem mãos ao volante, apenas com o consumidor dentro do carro”, disse o executivo. “Vamos usar apenas o número de carros necessários para acomodar a demanda que já esperamos. Eu tenho uma sensação…de que haverá mais demanda pelo serviço do que a nossa capacidade será inicialmente capaz de atender”.

Em outras palavras: conforme aumenta o volume de pedidos, também aumentará o número de carros disponíveis.

A Waymo havia paralisado todas as atividades relacionadas aos seus veículos autônomos devido à atual pandemia da Covid-19. Com a chegada do novo coronavírus (Sars-CoV-2), a empresa optou por mudar seu foco da oferta de caronas para serviços de entrega e transporte via caminhões autônomos, após constatar que o risco de infecção neste setor seria consideravelmente inferior. Como medida de segurança, o retorno das caronas via app é limitado a uma pessoa ou família por pedido.

Carros autônomos da Waymo já podem ser pedidos no Arizona por meio do aplicativo Waymo One. Imagem: Waymo/Divulgação

“Nós incorporamos algo que chamamos de ‘descarga de ar’ entre uma corrida e outra”, disse Krafcik. “Trabalhamos junto à Fiat Chrysler [fabricante das minivans] para implementarmos este recurso que nos permite circular algo entre quatro e cinco vezes o ar dentro da cabine do Pacifica. Isso extrai mais de 99% do que quer que passageiros anteriores possam ter trazido para dentro do veículo”.

Além do sistema de purificação de ar, a Waymo conta com a parceria da AutoNation na limpeza dos automóveis, que terão dispensas de álcool em gel e lenços desinfetantes.

Embora tenha conduzido testes em cidades mais populosas, como São Francisco, Michigan e Los Angeles, a Waymo ainda não sabe informar quando estará pronta para atender demandas do serviço dentro das grandes metrópoles – o que a colocaria em competição direta com plataformas como Uber ou Lyft.

FONTE: https://olhardigital.com.br/noticia/waymo-retoma-servico-de-taxi-com-carros-100-autonomos/108412