nov 12

War Room: entenda como o conceito pode ajudar na operação de Black Friday

Black Friday é um dos principais focos das empresas de grande, médio e pequeno porte de todo o mundo. O conceito de uma um dia com promoções imperdíveis atrai muitos clientes e os negócios precisam se preparar para esta época que exige tanta dedicação para almejar o sucesso.

Por isso, muitas companhias adotam o War Room, ou Sala de Guerra, que traz mais segurança durante a organização de um grande evento ou campanha. O conceito nasceu em meados da Segunda Guerra Mundial, quando o primeiro ministro do Reino Unido, Winston Churchill, estava combatendo o regime nazista de Adolph Hitler.

Estátua de Winston Churchill
O conceito de War Room nasceu com Winston Churchill. Imagem: JessicaGirvan/Shutterstock

O primeiro ministro da terra da rainha reuniu uma equipe de elite em um bunker subterrâneo, para tomar as decisões cruciais para os campos de guerra. A atuação do governante se perdurou durante dois anos e garantiu a resistência do Reino Unido no combate.

Atualmente, o local que abrigava a War Room de Churchill é um museu para contar a história de seu governo e luta. Especula-se que o então primeiro ministro havia selecionado a dedo cada membro que participaria das reuniões e decisões da sala de guerra.

Qual a ligação da War Room com a Black Friday?

Como dito anteriormente, a Black Friday é uma das maiores campanhas do ano para as empresas e comércios. Para garantir o sucesso nas vendas durante o processo é necessário que toda a equipe esteja alinhada, incluindo diretoria, estoque, vendas, atendimento ao cliente, infraestrutura, segurança e etc.

A criação de uma War Room em um ambiente empresarial visa reunir os representantes dos setores da empresa, para que juntos possam tomar decisões e entender como está o andamento da companhia. No entanto, uma sala de guerra não é necessária apenas durante o fogo cruzado.

Black Friday
War Room: entenda como o conceito pode ajudar na operação de Black Friday. Imagem: PopTika/iStock

O essencial é instaurar este conceito antes dos problemas surgirem, para que o planejamento aconteça da maneira correta. Por exemplo, ouvir do setor comercial sobre o desempenho da companhia, conversar com o estoque, entender o que os clientes falam com o atendimento, até mesmo o que área de marketing pensa para a época da Black Friday.

Além disso, uma das coisas fundamentais durante as promoções dessa época é o planejamento do setor técnico da empresa, como infraestrutura e segurança de um e-commerce.

Planejamento evita problemas

Não existe uma regra, mas com planejamento, alguns perrengues podem ser evitados, principalmente na área técnica. Sabe-se que os sites recebem uma alta demanda de acesso durante o período da Black Friday, porém, podem não estar preparados para isso.

Se a equipe estiver ciente dessa possibilidade, é possível buscar providências para evitar problemas. Como buscar plataformas que dão suporte a sites já existentes. A GoDaddy é uma dessas plataformas que possui um plano para empresas e pessoas que já tem um site hospedado em algum provedor e necessita de mais potência para atender a demanda.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2021/11/11/guia-do-empreendedor/war-room-entenda-como-o-conceito-pode-ajudar-na-operacao-de-black-friday/