jul 02

Walmart usa testes em realidade virtual para promover funcionários

Cerca de 10 mil colaboradores já realizaram a simulação com óculos de realidade virtual de olho em vagas de gerência

Walmart é o maior empregador privado dos EUA com 1,5 milhão de funcionários. O varejista está usando tecnologia de realidade virtual (VR) para ter maior assertividade na hora de definir promoções para cargos de gerência. A informação foi divulgada pelo Wall Street Journal e confirmada pela Fast Company.

 Os óculos de VR já estão em uso para auxiliar a encontrar os candidatos ideais para gerenciar todas as 4600 lojas espalhadas pelo território norte-americano. Até agora, cerca de 10 mil empregados já realizaram o teste em realidade virtual.

O software foi desenvolvido pela empresa californiana Strivr, enquanto o hardware é produzido pela Oculus. Na avaliação em VR, o candidato é desafiado a priorizar diferentes atividades e superar obstáculos que envolvem capacidades que são difíceis de se avaliar em uma entrevista pessoal, por exemplo.

O Walmart ressalta que a avaliação em realidade virtual é usada apenas com o propósito de promoção de funcionários, e nunca para demissão. Além disso, o varejista afirma que não é um processo obrigatório para crescer dentro da empresa. “Estamos usando apenas para seleções em quatro cargos “, afirma um porta-voz.

Inovação em RH

Quer saber de outros exemplos de como a tecnologia está transformando a área de RH? Participe do StartSe RH Day 2019 e venha conhecer o maior evento de inovação para o RH.

FONTE: STARTSE