Volvo investe em startup de sistemas inteligentes para robôs autônomos

Detalhes do investimento não foram revelados

Volvo está investindo na Apex.AI, uma startup de inteligência artificial do Vale do Silício que trabalha no desenvolvimento de sistemas operacionais inteligentes para uso em automóveis. As informações são do TechCrunch.

Os detalhes financeiros do investimento não foram divulgados, apenas que o investimento “não tem impacto significativo” nos “ganhos ou posições financeiras” da montadora.

No entanto, a fabricante de automóveis informa que está “empolgada em investir em uma empresa que permite o desenvolvimento mais fácil de sistemas com certificados de segurança”, informou a Volvo em comunicado à imprensa.

Em novembro do ano passado, a Apex.AI levantou US$ 15,5 milhões de investimento liderados pelos fundos de investimento Canaan Partners e Lightspeed Venture Partners. Com o investimento, a startup deu foco no desenvolvimento de um sistema operacional em código aberto baseado no Robot Operating System.

Atualmente, a Apex.AI oferece dois principais produtos, o Apex.OS e Apex.Autonomy. O Apex.OS tem como objetivo oferecer um conjunto simples de APIs de integração, que podem oferecer a fabricante de automóveis acesso à tecnologia de mobilidade autônoma, com certificação de segurança.

Já o Apex.Autonomy, é um sistema focado em oferecer elementos e componentes específicos para quem busca automatização e desenvolvimento de robôs autônomos.

“O investimento ocorre em um momento de grandes mudanças para o setor de mobilidade. À medida que o desenvolvimento de sistemas autônomos avança, as empresas precisam de software que seja seguro e confiável para executá-los”, explicou Jan Becker, CEO da Apex.AI.

“O Apex.OS, nosso principal produto, será lançado no mercado automotivo no início de 2020 e posteriormente expandido para outros sistemas autônomos críticos para a segurança, como robótica industrial e aeroespacial”, destacou Becker no blog da Apex.AI.

FONTE: CW