Volocopter cria aeronave autônoma para transporte de cargas pesadas

Capaz de transportar itens de até 200 kg, o VoloDrone foi projetado para atender demandas em diversos setores

Depois de realizar seu primeiro teste do táxi-aéreo autônomo  no aeroporto internacional de Helsinque, na Finlândia, a Volocopter apresentou o VoloDrone, novo veículo elétrico de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL) projetado para carregar cargas pesadas sem um piloto a bordo.

 A aeronave tem um design parecido com os aviões de passageiros desenvolvidos pela empresa. No lugar de uma cabine para pessoas, existe uma plataforma retangular e achatada. O veículo é capaz de transportar cargas de até 200 kg e pode ser controlado remotamente ou seguir uma rota pré-definida em modo autônomo.

“Nosso negócio principal continua sendo a mobilidade aérea urbana e o transporte de passageiros. No entanto, a plataforma tecnológica do Volocopter pode agregar um valor extraordinário a uma variedade de aplicações adicionais. Com o VoloDrone, Christophe [engenheiro-chefe] e sua equipe estão trazendo os benefícios da nossa tecnologia para o espaço de logística, agricultura, infraestrutura e serviços públicos ”, disse Florian Reuter, CEO da empresa, em um comunicado.

Segundo a startup, o VoloDrone poderá ser usado para transportar itens em locais remotos, levantar peças volumosas em obras e até mesmo atuar em grandes plantações. A empresa realizou seu primeiro teste de voo com o veículo em outubro deste ano, mas não divulgou uma previsão de lançamento.

FONTE: STARTSE