Volkswagen quer produzir carros elétricos em 16 fábricas no mundo

A Volkswagen está realmente empenhada em desenvolver e produzir novos carros elétricos para a sua gama. Durante uma conferência anual do grupo realizada em Berlim, na Alemanha, o CEO da empresa, Matthias Müller, revelou que os novos modelos totalmente elétricos da marca serão produzidos em 16 fábricas diferentes ao redor do mundo até o fim de 2022. Atualmente, apenas três unidades fabris são responsáveis pela montagem dos modelos elétricos. Isso faz parte do novo plano “Roadmap E” (ou “Roteiro E”) da VW.

A previsão da Volkswagen é que o número de fábricas responsáveis pela produção de carros elétricos suba para nove instalações até 2020. Além disso, a marca já trabalha em parcerias com fabricantes de baterias na China e na Europa para que elas também possam contribuir para o desenvolvimento contínuo da gama de modelos elétricos da VW num contrato avaliado em US$ 20 bilhões – um fornecedor para a América do Norte também é planejado.

E para “encher” essas fábricas, a Volkswagen prepara o lançamento de uma enorme gama de automóveis para este segmento. Será um novo veículo elétrico “praticamente todos os meses” já a partir de 2019, segundo Müller. “É assim que pretendemos oferecer a maior frota de veículos elétricos no mundo, em todas as marcas [do grupo] e regiões em apenas alguns anos”, completou o executivo.

Vale lembrar que somente no Salão de Genebra, o grupo VW apresenta três novos carros elétricos em forma de conceito, no caso o Volkswagen I.D. Vizzion, o Audi e-tron e o Porsche Mission E Cross.

No entanto, Müller ressalta que a Volkswagen ainda não desistiu de carros convencionais movidos a gasolina e diesel. Serão 20 bilhões de euros destinados ao desenvolvimento de novos modelos para 2018, chegando a 90 bilhões de euros para os próximos cinco anos. Apesar do escândalo do dieselgate, o executivo acredita no “renascimento” dos carros a diesel “num futuro não muito distante”.

FONTE: NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS