fev 02

Volkswagen quer chegar ao nível do Google no desenvolvimento de software

Com a expansão do mercado de carros autônomos, as montadoras já começam a se movimentar. A Volkswagen, por exemplo, anunciou que quer desenvolver internamente boa parte do software que vai usar nos veículos autônomos da Audi.

Já há algum tempo, a companhia decidiu deixar para trás a imagem de empresa que apenas escreve as especificações dos sistemas necessários para seus carros. A ideia é ter uma equipe capaz de criar software sob medida para os automóveis que produz.

Isso não quer dizer que a fabricante vai dispensar os parceiros imediatamente. Markus Duesmann, CEO da Audi e responsável por pesquisa e desenvolvimento no conselho de administração da Volkswagen, diz que a companhia pretende chegar ao mesmo nível do Google na atividade de criar programas. “Aceitamos o desafio”, reforça.

Volkswagen conta com sistema operacional próprio

A Daimler e a Volkswagen já desenham sistemas operacionais próprios para seus carros autônomos. A ideia é ter a chance de competir com companhias como Apple e Amazon no segmento de dados de automóveis elétricos.

Apesar de ter recebido propostas de parceria com concorrentes, a montadora alemã por enquanto planeja seguir sozinha no projeto. A seu favor, ela detém a posição de segunda maior fabricante de automóveis do mundo em vendas – fica atrás apenas da japonesa Toyota, que comercializou 9,5 milhões de veículos em 2020, contra os 9,3 milhões da alemã.

Duesmann acredita que a companhia pode estabelecer novos parâmetros em desenvolvimento de software. “Temos um tamanho que nos faz querer colaborar internamente neste início do projeto”, avalia. E ele vai além: se outras empresas quiserem adotar os padrões da Volkswagen, elas vão poder fazê-lo.

A criação do software da montadora alemã deve ficar a cargo da unidade aberta pela empresa especificamente para isso. Chamada de Car.Software, a divisão emprega cerca de 5 mil profissionais e já desenvolve o sistema operacional VW.OS.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2021/02/02/noticias/volkswagen-quer-chegar-ao-nivel-do-google-no-desenvolvimento-de-software/