Volkswagen estuda usar robôs para carregar carros elétricos no futuro

Nada de circular com a bateria descarregada

A Volkswagen revelou esta semana o protótipo de um robô autônomo cujo trabalho será levar energia para carros elétricos – quase como um dispenser de baterias ambulante. Como isto funcionaria? Digamos que você estacionou seu EV para fazer compras: um grupo destes robôs (chamados de ‘Battery Wagons’) pode estar instalado no local, patrulhando cada vaga atrás de um veículo sem carga. Quando um deles identifica um carro que precisa de uma mãozinha, o robô deposita um dispositivo de carga na entrada de alimentação do carro e sai a procura de outros EVs.

A alemã espera ter um pequeno exército destas máquinas espalhado por estacionamentos, garagens e afins no futuro. Cada um será munido de sensores, câmeras e laseres para navegar entre carros sem causar acidentes – assim como uma boa quantidade de dispositivos de carga a tiracolo. Por ora, a ideia não passa de protótipo, mas a fabricante planeja não demorar muito tempo para colocá-la em prática.

Robôs como este são uma resposta a um dos grandes problemas da adoção de EVs: a infraestrutura. Estações de carga podem não ser o suficiente para garantir o uso cotidiano de carros movidos à bateria, e é comum que o processo de recarregar a bateria consuma um bocado de tempo. Além disso, muitos motoristas ainda sentem o efeito do chamado ‘range anxiety’: em outras palavras, o receio da bateria acabar no meio da estrada, ou te deixar na mão em um momento particularmente delicado.

Os robôs pensados pela alemã podem servir como uma ajuda entre uma recarga ou outra, garantindo que a carga do automóvel se mantenha em um bom nível conforme você realiza suas tarefas do dia-a-dia. Se ela será viável na prática, bom, é esperar para ver.

FONTE: ÉPOCA