dez 13

Volkswagen cria empresa focada em tecnologia autônoma

Com a Volkswagen Autonomy, a companhia espera comercializar táxis e vans autônomas nos próximos anos

Volkswagen anunciou a criação da Volkswagen Autonomy (VWAT), subsidiária focada em tecnologia autônoma. Com escritórios em Munique e Wolfsburg, a empresa será liderada por Alexander Hitzinger, vice-presidente sênior de direção autônoma do Grupo Volkswagen.

 A VWAT trabalhará em parceria com a Argo AI — startup que recebeu em julho um investimento de US$2,6 bilhões da Volkswagen — no desenvolvimento de um sistema de direção autônoma padrão para todas as marcas do grupo no futuro.

“Queremos estabelecer a Volkswagen Autonomy como uma empresa global de tecnologia, onde agregamos conhecimento das indústrias automotiva e de tecnologia”, disse Hitzinger em um comunicado. “Continuaremos a usar sinergias em todas as marcas do grupo para reduzir o custo de veículos autônomos, computadores de alto desempenho e sensores”, acrescentou.

Com a subsidiária, a companhia espera comercializar táxis e vans sem motoristas nos próximos anos. Para isso, trabalhará com tecnologia autônoma de nível 4 – que permite que veículos operem sem intervenção humana na maior parte das situações.

Até o fim deste ano, a equipe de pesquisa do Grupo Volkswagen focado em direção autônoma será transferido para a nova subsidiária. Além da VWAT, a empresa planeja criar outras subsidiárias no Vale do Silício, em 2020, e na China, em 2021.

“A condução autônoma possui grandes desafios: altos custos de desenvolvimento, demandas extremamente altas em tecnologia de sensores, além da falta de sistemas regulatórios e padrões regionais”, disse Hitzinger. “Nosso objetivo é criar uma equipe de desenvolvimento ágil e de alto desempenho com o know-how para realizar um sistema autônomo pronto para o mercado”.

FONTE: STARTSE