abr 17

Viseu. Chegou o Viriato, o novo transporte público elétrico não tripulado

Não polui, é autónomo, vai andar de noite e promete ser silencioso. Este é o Viriato, o novo transporte público elétrico não tripulado de Viseu que vai substituir o já conhecido funicular.

Viseu vai receber o primeiro transporte público elétrico não tripulado: o Viriato, um transporte que também não polui, é autónomo, e vai poder circular durante a noite por ser também silencioso. Além dos benefícios para o ambiente, o veículo promete gerar poupança para o município de Viseu, através da substituição do já conhecido Funicular.

O Viriato — o nome com que foi batizado este veículo —  foi apresentado esta quarta-feira na Smart City Summit pela marca TULAlabs, a decorrer nos próximos dois dias na Feira Internacional de Lisboa, onde vão ser partilhados os melhores exemplos das mais recentes inovações na área da inteligência urbana.

Para o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, e também presidente do Conselho Estratégico do Portugal Smart City Summit, a inovação é o meio que “permite melhorar a eficácia e a gestão de uma cidade. A utilização da tecnologia em prol dos cidadãos melhora não só a qualidade de vida dos munícipes como a própria democracia”, sublinha em comunicado.

Em Viseu a ideia de Smart Cities está a ser potenciada através de soluções inovadores para o tratamento de água da AIGA Concept, com vista à otimização dos processos e redução dos custos, e, agora o Viriato. Dinâmicas que, segundo o presidente, tornam as cidades mais competitivas e permite ao interior “ganhar competitividade e atratividade para pessoas e empresas” e “melhorar a qualidade de vida que se repercute na felicidade dos cidadãos”.

FONTE: O OBSERVADOR