Viaje no tempo com este tour virtual por uma paisagem de 600 milhões de anos

O desenvolvimento do tour virtual faz parte de uma iniciativa maior que visa apoiar a candidatura da Austrália do Sul para reconhecimento do local como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Uma das paisagens australianas mais marcantes agora pode ser explorada virtualmente, graças a um projeto da Universidade do Sul da Austrália (UniSA) que documenta o significado geológico e cultural das Flinders Ranges (Cordilheiras Flinders), uma formação rochosa de 600 milhões de anos.

Liderado pelo geólogo Tom Raimondo, professor da UniSA, o projeto foi desenvolvido como parte de uma iniciativa voltada para a área de STEM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática) chamada Projeto LIVE.

O programa está apoiando a candidatura da Austrália do Sul para o reconhecimento do local como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), prevista para ser apresentada em 2024.

“O lançamento deste tour virtual imersivo marca um passo significativo para a abertura das Cordilheiras Flinders para a comunidade internacional”, declarou Raimondo em um comunicado. “Em última análise, o status de Patrimônio Mundial da UNESCO permitirá que elas fiquem ao lado de ícones como a Grande Barreira de Corais e o Parque Nacional de Yosemite”.

Segundo o professor, as Flinders Ranges têm uma história notável, património cultural e valor científico. “É o lar de nossos primeiros ancestrais animais, a biota ediacarana, e desbloqueamos meio bilhão de anos da história da vida através do poder da realidade virtual. Agora, qualquer pessoa de todo o mundo pode ver por que essa paisagem é tão especial e única”.

Raimondo explica que o tour virtual leva os espectadores a um voo sobre cadeias montanhosas escarpadas, descobrindo como elas foram formadas. Também os transporta ao subsolo através de túneis históricos para experimentar os desafios dos primeiros mineiros de cobre. A aventura inclui, ainda, um mergulho virtual no fundo do mar Ediacarano, lar dos primeiros animais da Terra.

Os fósseis ediacaranos são exclusivos das Flinders Ranges e um elemento-chave para a nomeação como Patrimônio Mundial. A partir de 2023, as crianças em idade escolar do sul da Austrália vão aprender sobre esses fósseis como parte do currículo de ciências.

“Trabalhamos com a Associação de Professores de Ciências da Austrália do Sul, o Departamento de Educação e a Fundação Ediacara para produzir conteúdo para este novo recurso que é extraído do tour virtual”, explicou Raimondo.

Segundo ele, os alunos poderão ver reconstruções 3D dos animais antigos e nadar virtualmente através de seu habitat no fundo do mar. “Será a próxima melhor coisa para trazer fósseis de 600 milhões de anos de volta à vida e, esperançosamente, inspirar uma nova geração de geólogos iniciantes a seguir os passos de Douglas Mawson e Reg Sprigg”, disse o professor, referindo-se a dois geólogos australianos de renome.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/12/01/ciencia-e-espaco/tour-virtual-leva-voce-a-uma-paisagem-de-600-milhoes-de-anos/