Viajar de econômica pode ficar mais confortável com assento inteligente que se ajusta ao passageiro

O protótipo é feito de um poliéster especial com sensores que alteram a firmeza ao longo do assento de acordo com o peso, temperatura, tamanho e movimentos

POR MEIO DE UM APLICATIVO, OS PASSAGEIROS PODEM CONTROLAR TEMPERATURA E A FIRMEZA DO ASSENTO (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Uma solução para os apertos que passageiros passam na classe econômica da aviação comerciais pode ter chegado (e nada de ter que ficar em pé). A empresa inglesa de design Layer, em parceria com a Airbus, criou um assento eletrônico que se adapta de acordo com as preferências do usuário.

O protótipo da ideia foi feito usando um poliéster especial e tecnológico. O tecido conta com sensores que alteram a firmeza ao longo do assento de acordo com o peso, temperatura, tamanho e movimentos do passageiro. As mudanças podem ser feitas por meio de um aplicativo que, durante o voo, monitora como o passageiro está sentado e se está em uma boa posição. Notificações são enviadas com recomendações ao usuário como lembretes para que se levante e beba água.

De acordo com o fundador da Layer, Benjamin Hubert, o design ajuda as pessoas a saberem o que fazer quando sentem dores no corpo durante a viagem. “A tecnologia informa ao passageiro o que ele está fazendo em seu assento, e como se relaciona com a ergonomia, conforto e exercício”, conta à Fast Company. “Essas duas informações juntas, os direcionam a sentarem melhor e a se exercitarem mais.”

Nova tecnologia no mesmo espaço
Sem a opção de ter mais espaço, os novos assentos foram desenhados para serem mais leves, pensando em cada milímetro a mais que pode resultar. Com fibras de carbono e feito com técnicas de costura digital, o tecido é mais compacto, com menos estofamento, e consequentemente sem excesso.

Além disso, a empresa também mudou o design das mesas dos assentos. Substituindo o mecanismo anterior, as bandejas ficam na vertical, apenas ocupando o meio do encosto do assento a sua frente, assim o passageiro ganha alguns centímetros extras para os seus joelhos.

FONTE: ÉPOCA