Vestido com sensores mostra quantas vezes as mulheres são assediadas em uma noite

Ogilvy e Schweppes analisaram em tempo real as informações em campanha contra o assédio

VÍDEO MOSTRA MULHERES SENDO NÃO SÓ TOCADAS, MAS AGARRADAS DURANTE A NOITE (FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER OGILVY BRASIL)

Quem é mulher provavelmente sabe: sair à noite pode ser bem desagradável. Principalmente em ambientes muito cheios em que homens se aproveitam da multidão para “involuntariamente” as tocarem de forma abusiva – ou, mesmo conversando, “alisarem” as moças quando não foram convidados a fazê-lo.

No país, 86% das mulheres já foram assediadas de alguma forma nas baladas, segundo pesquisa da ONG Think Olga. Considerando outros ambientes e contextos, um levantamento anterior constatou que 42% das brasileiras já sofreram assédio sexual.

Para levar mais atenção ao problema, a agência de publicidade Ogilvy e a marca de bebida Schweppes criaram, no Brasil, um vestido sensível ao toque que mostra quantas vezes, e com qual intensidade, a mulher que usa é tocada, apertada ou agarrada. A peça integra a campanha The Dress for Respect (“O Vestido para o Respeito”).

Como informa o Quartz, o vestido tem sensores que detectam o toque e a pressão. As informações foram enviadas em tempo real para que os pesquisadores integrantes da ação pudessem analisá-las.

Três mulheres usaram a vestimenta em uma noite, e foi gerado um mapa de calor mostrando quantas vezes e em que pontos as mulheres foram tocadas: geralmente na parte traseira do quadril, costas e braços. Após cerca de quatro horas, foram nada menos que 157 toques inadvertidos, somando as três moças. Mais de 40 toques não autorizados por hora.

No vídeo que aborda a campanha, as mulheres são mostradas afastando os homens que as tocaram de forma não consentida. Mais tarde, os próprios homens são entrevistados, e se mostram surpresos ao ver a quantidade de apertos registrados pelo vestido.

FONTE: ÉPOCA