Veja 12 tecnologias que poderemos ver se tornar realidade em 2018

O ano de 2017 foi um ano em que podemos afirmar que vimos coisas que antes eram consideradas ficção se tornarem realidade. Aparelhos para controlar sua casacarros autônomos, sistemas de autenticação biométrica aprimoradosfoguetes reutilizáveis, e etc.

Foi o ano que vimos que o futuro, que era considerado distante, está cada vez mais próximo. Pensando nisso, o pessoal do site The Next Web tentou prever 12 tecnologias futuristas que poderemos ver nesse ano.

1 – Caminhões e drones autônomos

Em 2017 vimos que os caminhões podem aproveitar a onda de carros elétricos autônomos. Os Tesla Semi foram os primeiros caminhões com essa capacidade, e impressionaram pela sua potência e autonomia. Outra coisa interessante foi o início do uso de drones para entregas de produtos.

Nesse ano, o uso de tecnologias como essas podem expandir, e começar a ser normal. Outras fabricantes de caminhões, como Ford, Volkswagen e Scania anunciando modelos elétricos, ou receber sua comida em casa entregue por um drone poderá ser corriqueiro.

2 – Computação Quântica

Essa é uma área mais nebulosa. Por mais que os benefícios que a computação quântica pode oferecer sejam inimagináveis, estamos falando de um campo complicado de explorar. A física comum não é aplicada nesse caso, então as coisas estão sendo muito estudadas.

Entretanto, o Google anunciou esse ano o seu primeiro chip quântico, chamado de Bristlecone. Ele tem 72 qubits, unidade de medida comparável ao atual bit. O Google acredita que essa tecnologia pode superar a computação atual muito facilmente, e que veremos a explosão da computação quântica mais cedo do que imaginávamos.

3 – Internet 5G

A internet 5G anda impressionando o mundo com sua alta capacidade. Ela certamente fará diferença na capacidade dos smartphones e vestíveis, graças ao consumo de energia e latência extremamente baixos para os padrões atuais e largura de banda muito maior.

Também permitira avanços no desenvolvimento de tecnologias como machine learning, realidade virtual, aumentada e mista, e a tão sonhada cidade conectada.

4 – Carros voadores

Lembram do filme De Volta Pro Futuro 2? A visão de carro voador que eles tinham para 2015 não aconteceu. Hoje existem, por enquanto, “apenas” carros autônomos, como os da Tesla ou o Fusion (que está em testes) da Ford. Porém, o desenvolvimento de carros voadores já está acontecendo.

Existem protótipos que já foram exibidos em feiras há algum tempo, que mais se parecem com mini helicópteros, por sinal. Há rumores de que a Porsche pode estar trabalhando num táxi voador. Claro que não veremos carros voadores sendo vendidos em escala nesse ano, mas os primeiros protótipos funcionais, por quê não?

5 – Uma real armadura do Homem de Ferro

Vingadores: Guerra Infinita está quase estreando, e o Homem de Ferro certamente será um dos pilares do filme. Mas já imaginou uma armadura como a do Tony Stark na vida real? Pois é, um britânico já mostrou que isso é possível, mas parece que a brincadeira pode ficar realmente séria.

Há rumores de que o Exército dos Estados Unidos possuem protótipos em estágio final de testes. Essa armadura seria capaz de resistir a danos de choque, de fogo e danos balísticos. Supostamente estarão prontas no final de agosto de 2018.

6 – Capacidade de reconhecer padrões relacionados ao pensamento

Talvez essa seja uma das mais impressionantes e improváveis da lista. Talvez estejamos muito longe de um protótipo realmente usável dessa tecnologia, que certamente é muito cara. Ela consiste no uso de ressonância magnética para mapear a relação entre o pensamento sobre objetos e coisas com o padrão de ondas cerebrais que o processo de pensar cria.

7 – Identificação por voz

Ainda estamos aprendendo a interagir com a tecnologia verbalmente. Amazon Alexa, Apple Siri, Microsoft Cortana, Google Assistant estão ganhando seu espaço aos poucos no mundo. O uso da voz nesse mundo está avançando rapidamente nos últimos dois anos.

E a autenticação biométrica também está prosperando, onde vimos a leitura de impressão biométrica e reconhecimento facial ganharem corpo. O uso de reconhecimento de voz em smartphone é possível hoje em dia, mas é facilmente burlável. Portanto, ainda não é seguro. A ideia aqui é ter uma autenticação por voz realmente segura.

8 – Uso viável de criptomoedas

Atualmente apenas grandes empresas físicas e sites aceitam pagamento por meio de criptomoedas. A Expedia, por exemplo, é uma empresa de viagens que aceita pagamentos com moedas virtuais no seu site americano. Isso deve se tornar mais comum nesse ano. Vemos soluções de pagamento usando smartphones e wearables se tornando padrão ao redor do mundo, como Apple Pay, Samsung Pay Google Pay. O mesmo deve acontecer com as criptomoedas.

9 – Óculos de realidade aumentada

Com o avanço do uso da realidade aumentada nos nossos smartphones, ficamos cada vez mais fascinados com as possibilidades que essa tecnologia pode oferecer. Já existem protótipos usáveis de óculos que tem como única finalidade o uso da realidade aumentada, como o Microsoft HoloLens, o Google Glass e o Intel Vaunt, e certamente estamos cada vez mais próximos de versões finalizadas desses produtos.

10 – Aparelhos com tradução em tempo real

Imagine que você está num país estrangeiro que tem uma língua nativa que você não domina. Como você faria para se comunicar com a pessoa? Certamente usaria o Google Tradutor, por exemplo. O problema é que isso demanda um pouco de tempo, pois você precisaria escrever, esperar a tradução e então poder mostrar para a outra pessoa o que quer falar.

Seria muito mais fácil ter como fazer tradução em tempo real, e é esperado que isso comece a aparecer ainda esse ano. Os primeiros passos foram dados com o Galaxy S9.

11 – Túnel subterrâneo para fugir do trânsito
https://www.youtube.com/watch?v=u5V_VzRrSBI

Elon Musk é considerado o Tony Stark da vida real. Ele foi o criador do PayPal, e é CEO de três empresas atualmente: TeslaSpaceX e The Boring Company. Essa última é a empresa em que Musk está desenvolvendo uma tecnologia de viagem rápida através de túneis subterrâneos. Ele pretende construir 30 níveis de túneis, onde carros e trens viajariam através de trilhos elétricos. Assim, ele ajudaria a desafogar o trânsito de várias cidades, como Los Angeles. Os primeiros testes já começaram no terreno da SpaceX.

12 – Comida impressa

A impressão 3D chegou pra ficar. Hoje essa tecnologia já ajuda em várias situação, sendo possível imprimir até próteses. A ideia aqui é a de poder imprimir até comida. Uma empresa alemã chamada Biozoon desenvolveu misturas em pó para impressão em 3D, que se tornam sólidas quando impressas, e derretem quando ingeridas.

Com isso, a marca espera facilitar para pessoas que tem dificuldade para ingerir alimentos. O interessante é que existem alguns poucos restaurantes ao redor do mundo que imprimem comida, mas usando uma tecnologia diferente da Biozoon.

 Dessa lista, vemos que existem coisas no mínimo estranhas sendo desenvolvidas. Entretanto, isso não tira o mérito de que seria interessante de ser visto em larga escala ou ganhando vida, saindo do papel e tomando forma. Óbvio que essas coisas demorariam para chegar aqui, no Brasil. Porém, um dia, quem sabe.
FONTE: TEC MUNDO