Vagas em aberto na Apple sugerem que a empresa está construindo seu próprio metaverso

A companhia, que evita usar a palavra “metaverso”, está procurando engenheiros que possam desenvolver um universo 3D para seu headset de realidade mista.

Apple está com vagas abertas para engenheiros de desenvolvimento que possam construir um mundo 3D associado ao headset de realidade mista que a empresa pretende anunciar. Segundo informações da Bloomberg, a criação do headset (que une tecnologias da realidade virtual com a realidade aumentada) foi relatada ainda no início de 2021. Mais tarde, a empresa teria feito registros de marca para garantir o nome do novo gadget, que seria “Reality One” ou “Reality Pro”.

A lista de vagas abertas da Apple mostra que a gigante da tecnologia está procurando profissionais para criar conteúdo de realidade mista que possa ser acessado via headset. Os cargos incluem, por exemplo, produtores de software para trabalhar em efeitos visuais para realidade aumentada e pessoas para criar serviços de vídeo com conteúdo 3D.

Uma das posições, destinada a um engenheiro de software sênior em gráficos e simulação, diz que a vaga é para alguém com experiência em “gráficos 3D para conduzir a construção de uma simulação e sintetização de dados para machine learning“.

A Apple não respondeu imediatamente a um pedido do Business Insider para comentar as vagas em aberto. Segundo uma matéria da publicação, o novo headset teria 12 câmeras, para mostrar ao usuário vídeos em tempo real do mundo exterior, e poderá custar US$ 3 mil (cerca de R$ 15 mil).

“Não se pode dizer o que é o metaverso”

O CEO da Apple, Tim Cook, disse anteriormente que evita usar a palavra “metaverso”. “Sempre acho importante que as pessoas entendam o que é alguma coisa. E não tenho certeza se uma pessoa comum pode dizer o que é o metaverso”, disse Cook à um veículo holandês.

No entanto, o executivo parece interessado em realidade aumentada (RA), segundo ele “uma tecnologia profunda que afetará tudo”. Ele também disse que a realidade virtual não é uma maneira de “viver toda a sua vida”.

Espera-se que a Apple lance seu primeiro headset de realidade mista em 2023.

Corrida entre as Big Techs

Em julho, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, disse à equipe que a empresa está em uma “competição filosófica profunda” com a Apple para construir o mundo da realidade virtual. Na semana passada, no entanto, a empresa sofreu um revés.

A companhia demitiu cerca de 11 mil funcionários, o primeiro grande corte de empregos em sua história e um grande gerador de custos em meio à crescente preocupação dos investidores com os planos ambiciosos de Zuckerberg para o metaverso.

FONTE: https://epocanegocios.globo.com/empresas/noticia/2022/11/vagas-em-aberto-na-apple-sugerem-que-a-empresa-esta-construindo-seu-proprio-metaverso.ghtml