Usina de Energia Eólica que será instalada em Chapada poderá abastecer cerca de 40 mil residências

Uma corrida mundial pela busca de formas mais baratas e limpas de gerar energia mostra que a eletricidade é a aposta para substituir os combustíveis no futuro. Enquanto o Brasil ainda depende de usinas termoelétricas e represas, o mundo já usa o vento para gerar energia. No entanto, os primeiros passos para a energia eólica já estão sendo dados na região de Passo Fundo. A cidade de Chapada, próxima de Carazinho, poderá ter em breve a primeira usina de energia eólica no Norte do Estado. Uma empresa do município, chamada Ecoprojetos, que tem parceria na Alemanha, protocolará em breve um pedido para a obra na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

Em entrevista na Uirapuru, a gestora da Ecoprojetos, Mara Rockemback, explicou que a empresa atua há muitos anos com energia eólica e iniciou os trabalhos no Brasil em 2001. Desde 2016, a Ecoprojetos tem instalada em Chapada uma torre anemométrica para medição, onde foi verificado que os ventos da região são muito bons para uso de energia eólica. Por isso, foi desenvolvido desde então um projeto para Chapada, que começou com licenciamento ambiental e diversos estudos, desde técnicos até os ambientais. Após este levantamento, que está praticamente pronto, a empresa deve protocolá-lo na Fepam na próxima semana.

Conforme Mara, este projeto conta inicialmente com seis aerogeradores. Os modelos que a Ecoprojetos pretende instalar têm torre de 120 metros de altura, mais pás com mais de 80 metros. Este é um equipamento gigantesco de 4,2 megawatts (MW) de potência, que pode abastecer cerca de 40 mil residências, se contar um consumo médio de 300 kilowatts (KW) hora/mês.

De acordo com a gestora, o investimento desembolsado para cada aerogerador gira em torno de R$ 30 milhões. Na região onde eles serão instalados já foi feito um ensaio de solo, porém, o preço ainda é elevado porque é necessário fazer uma fundação robusta para suportar a estrutura, além do investimento em equipamentos, máquinas e todas as instalações que são necessárias.

Mara afirma que, depois do licenciamento do projeto, será viabilizada a parte de venda da energia e após isso os aerogeradores serão encomendados, por isso ainda não tem uma data para o projeto ser instalado, mas isso deve ocorrer em breve. O local onde a usina de energia eólica será instalado fica às margens da ERS-330, que liga Chapada com Carazinho, um trecho que será asfaltado em breve.

FONTE: https://rduirapuru.com.br/usina-de-energia-eolica-que-sera-instalada-em-chapada-podera-abastecer-cerca-de-40-mil-residencias/