Unreal Engine 5 será usada em realidade virtual de treinamento para projeto da NASA

A Epic Games e a Buendea disponibilizarão um concurso para todos que tiverem interesse em participar

De acordo com informações veiculadas pela mídia, a NASA utilizará o motor gráfico moderno com ênfase na atual geração de consoles e computadores, Unreal Engine 5, para criar um ambiente digital baseado em informações reais do planeta Marte. A ideia é auxiliar futuros exploradores espaciais. Serão ensinadas tarefas fundamentais para as missões, como trabalharviver construir em outro planeta.

Um concurso com um fundo de premiação, valendo US$ 70 mil, foi anunciado para viabilizar o projeto, e estão convidados todos os que quiserem participar. A competição é um acordo entre a Buendea, companhia responsável por criar o Mars XR para a NASA, e a Epic Games, responsável pelo motor gráfico. As seguintes categorias de simulação de vida futura em solo marciano estarão presentes na disputa: “Serviço”, “Inteligência”, “Arranjo de acampamento” e “Pesquisa científica”.

Quem escolher ser treinado para esta missão em realidade virtual aprenderá a construir bases, realizar pesquisas científicaspreservar sistemas de engenharia, utilizar veículos de exploração para estudar novos territórios, e administrar pesquisas geológicas. Até o momento, a Buendea criou 400 km² de uma superfície digital que visa simular a gravidade do planeta vermelho, e inclusive apresenta mudanças de diavariedade de objetosveículos trajes de proteção espaciais.

Escolheram a Unreal Engine 5 porque é uma das mais modernas, aspecto fundamental para a imersão almejada. Os ganhadores receberão a oportunidade de propor suas ideias para o Mars XR, podendo integrar as suas criações ao projeto apoiado pela NASA. Confira algumas fotos das criações no motor gráfico:

Uma alteração que precisaria ser feita, caso queiram preservar a realidade proposta, é que as pessoas não trabalharão na superfície, dadas as peculiaridades que existem na região ainda pouco explorada — como ausência de atmosfera e a radiação mortal.

Será necessário cavar buracos para que os trabalhos possam ser desenvolvidos, ou mesmo buscar cavernas e/ou outras proteções similares. De toda forma, este é um início promissor.

FONTE: https://adrenaline.com.br/noticias/v/75711/unreal-engine-5-sera-usada-em-realidade-virtual-de-treinamento-para-projeto-da-nasa