Um suporte universal para impressão a jato de tinta 3D de implantes é desenvolvido

Um dia, a impressão de modelos 3D de implantes se tornará biologicamente individual, como agora começa a acontecer na medicina geneticamente orientada. Para fazer isso, você terá que inventar muitas coisas novas, incluindo portadores universais de biomateriais, recarregáveis ​​em impressoras 3D. Uma das opções para essa transportadora foi desenvolvida por cientistas da Suíça.

Pesquisadores liderados pelo professor de Engenharia Macromolecular Mark Tibbitt (Mark Tibbitt) da Faculdade de Projeto Mecânico e Tecnológico da ETH Zurique criaram uma mídia universal, como dizem, para as impressoras de tinta 3D. O novo transportador permitirá a impressão de implantes biocompatíveis para diversos fins, enquanto até agora, condicionalmente, o material para válvulas cardíacas e próteses auditivas exigia diferentes.
Uma característica importante do suporte universal é que ele se liquefaz à medida que passa pelos bicos da cabeça de impressão e endurece, ou pelo menos não perde a forma no modelo após a impressão. Neste meio, sua composição ajuda. O veículo é um gel de fibras de celulose e nanopartículas poliméricas biodegradáveis ​​introduzidas na água. Os pesquisadores testaram ácido hialurônico, gelatina, colágeno e fibrinogênio como nanopartículas.
No estado usual, as fibras de celulose são ligadas às nanopartículas e as ligam de maneira semelhante a uma única estrutura de rede. Sob pressão externa, a rede está quebrada e a mídia se liquefaz à medida que os bicos passam pela impressora. No modelo, o gel novamente restaura a estrutura de rede, o que impede que o suporte de tinta se espalhe e perca a forma.
Além disso, os pesquisadores acreditam que, experimentando aditivos hidrofóbicos para nanopartículas e hidrofílicos em soluções aquosas, o transportador universal que eles inventaram pode ser usado para fornecer medicamentos com precisão ao corpo humano. Isso torna o novo suporte de tinta uma solução verdadeiramente universal. Mas o uso comercial da invenção provavelmente ainda está muito distante.

FONTE: TI