Um robô alimentado com AI será o novo tripulante da Estação Espacial Internacional

Batizado de CIMON, pequeno robô consegue falar, responder a comandos e voar; Dispositivo deverá auxiliar astronautas em tarefas de reparo.

Um curioso robô será o mais novo companheiro da tripulação da Estação Espacial  Internacional (ISS, na sigla em inglês). Chamado de CIMON, sigla para Crew Interactive Mobile Companion, o pequeno robô consegue falar, responder a comandos e voar, esta habilidade alimentada com ventoinhas que permitem ao robô se locomover nas direções que precisa.

O dispositivo é uma criação da Airbus, do Centro Aeroespacial Alemão e da IBM e está previsto para chegar à estação na manhã desta segunda-feira (02/07). Ele segue a bordo de um foguete da SpaceX, que foi lançado na última sexta-feira (29).

O CIMON é o primeiro robô alimentado com inteligência artificial a viver na estação. Em formato esférico, uma tela dá lugar a um “rosto” bem simplificado, na verdade, um sorriso de desenho, que dá ao robô algum traço de carisma. Seus fabricantes dizem que o robô consegue interagir e responder a qualquer um que chama por seu nome.

O robô foi criado para ser um assistente autônomo para os astronautas, ajudando em tarefas simples, como exibir instruções de reparos em sua tela e para isso utilizando apenas um comando de voz. Com isso, as mãos do astronauta se mantêm livres para que eles possam se concentrar no trabalho a ser feito. O robozinho também apresentará procedimentos para experimentos.

No final do dia, o objetivo com o CIMON é avaliar se robôs inteligentes conseguem cooperar com astronautas para simplificar o trabalho e a vida no espaço.

Seis astronautas atualmente se encontram a bordo da ISS. Além do CIMON, a tripulação receberá uma carga com alimentos, novos experimentos e tecnologias para serem testadas em ambiente de microgravidade.

FONTE: IDG NOW!