Um novo ciclo de disrupção

É assim que analistas do PitchBook se referem ao impacto econômico que a IA Generativa terá. O relatório “Emerging Tech Future Report: Generative AI”, recém-publicado, analisa as amplas implicações para muitas funções operacionais, incluindo suporte ao cliente, análise, P&D e engenharia de software, em 16 segmentos, incluindo saúde, comércio eletrônico, fintechs, startups de tecnologia climática, etc.

Com altas expectativas de que os LLMs irão alterar gradualmente o cenário empresarial, os analistas afirmam que os investidores estão focados em como se posicionar para se beneficiar da próxima geração da tecnologia. Nesse sentido, o relatório enumera ganhos imediatos e de médio e longo prazo.

Na cadeia de suprimentos, por exemplo, o ChatGPT já pode ser usado hoje para melhorar as consultas e o rastreamento de pedidos. Já mais a longo prazo há a possibilidade de turbinar a produtividade em reservas, preços, processamento e rastreamento.

Fintechs que puderem incorporar IA Generativa como componente de suas ofertas certamente terão vantagem competitiva ao ajustarem seus modelos com conjuntos de dados exclusivos, para casos de uso específicos. Um modelo com acesso a dados em escala industrial poderá recomendar os produtos e as etapas mais adequadas para atingimento das metas financeiras.

Já na Saúde, integrada ao conceito nascente de gêmeos digitais, a IA Generativa será capaz de acelerar a geração de diagnósticos precisos e a prescrição de tratamentos personalizados.

Mas os analistas alertam também que, embora as startups ágeis possam estar bem posicionadas para adotar e integrar a tecnologia aos seus processos e fluxos de trabalho, as empresas maiores provavelmente se moverão mais lentamente por conta do conjunto emergente de riscos e implicações relacionados à privacidade, direitos de propriedade intelectual, segurança e qualidade de dados, custos crescentes de operação da infraestrutura e um cenário regulatório emergente.

Por que esses cenários são importantes? Outra pesquisa recente do PitchBook revela que os VCs esperam que a IA seja a principal fonte de inovação tecnológica ao longo deste e do próximo ano.

Organizações e startups que começarem a investir significativamente na construção de capacidades generativas de IA para iniciativas de produtividade e eficiência e para aprimorar a experiência do cliente, estarão bem posicionadas para futuros aportes.

FONTE: THE SHIFT