out 01

Uber vai exigir selfie de passageiro com máscara no Brasil

Agora, além de motoristas, passageiros da plataforma também precisarão comprovar que estão usando máscara antes de viagens

Uber vai lançar no Brasil um recurso que exigirá aos passageiros uma selfie para comprovar o uso de máscara. A medida para controlar a propagação da Covid-19 já havia sido adotada inicialmente nos Estados Unidos e Canadá. Desde março, a Uber passou a exigir aos motoristas uma fotografia para garantir o uso do acessório – a medida também é adotada pela concorrente ‘99‘.

Usuários do aplicativo no Android e iOS precisarão tirar e enviar a selfie no momento em que solicita uma nova corrida. Assim, a corrida só poderá ser iniciada depois que a foto é enviada. Até então, o aplicativo da Uber apenas exibia aos passageiros uma mensagem informando que é obrigatório o uso da máscara.

A funcionalidade visa trazer mais segurança para motoristas e passageiros da plataforma, além de fazer com que ambos utilizem a máscara durante as corridas. Se, por acaso, um dos dois não estiver usando o acessório, será possível reportar à empresa o comportamento que viola as regras de segurança sanitária.

Mais de 28 milhões de checagens

Aplicativo da Uber passará a exigir, também no Brasil, selfie de passageiros para comprovar uso de máscara em viagens. Imagem: Uber/Divulgação

A verificação por fotografia não será feita em todas as corridas, entretanto. A Uber informa que o motorista precisará reportar que o passageiro não está usando o acessório durante uma corrida. Então, nas próximas viagens, o aplicativo solicitará uma foto do passageiro antes de enviar um carro para sua localização.

De acordo com a companhia, a checagem de uso de máscara, em funcionamento desde maio, já foi capaz de realizar mais de 28 milhões de verificações na América Latina. Desse total, o número de viagens onde o motorista ou passageiro reportaram o não uso de uma máscara é inferior a 0,6%.

Na cidade de São Paulo, no mês de maio, a Uber lançou um centro de higienização para carros parceiros. Além disso, a empresa lançou também um serviço de rastreamento do coronavírus (Sars-Cov-2) para motoristas e motociclistas. Ele permite notificar se um usuário já esteve em contato com alguma pessoa contaminada pelo vírus.

FONTE: https://olhardigital.com.br/coronavirus/noticia/uber-vai-exigir-selfie-de-passageiro-com-mascara-no-brasil/108046