UBER LANÇA APLICATIVO MAIS LEVE E MOTORISTAS TERÃO DESCONTO EM GASOLINA

O Uber Lite funciona mesmo quando a internet apresenta falhas, diz empresa

A plataforma investirá no Uber Cash, com incentivo da modalidade de pagamento pré-pago (Foto: Reprodução/Pexel)

A disputa de aplicativos de transporte por passageiros e motoristas ganhou um novo capítulo nesta terça-feira. Durante um evento nesta manhã, a Uber anunciou o lançamento do Uber Lite, um aplicativo mais leve e que ocupa menos de 5MB de memória no download, focado nos passageiros com smartphones mais simples e sem muito espaço na memória. Além disso, a plataforma investirá no Uber Cash, com incentivo da modalidade de pagamento pré-pago.

Os cartões pré-pago com créditos serão vendidos em 5 mil varejistas do país, como Americanas.com, e os créditos também poderão ser adquiridos em bancas de jornais, a partir de quarta-feira.

O saldo será liberado quando o usuário incluir o código informado na compra dos créditos. Como benefício, será possível ganhar até 5% de abatimento. Na avaliação da empresa, a medida aumenta a segurança dos motoristas que não precisarão carregar mais grandes quantias de dinheiro.

Segundo a plataforma, o programa Uber Lite funciona mesmo quando a internet está falhando e possui um design mais simples. O mapa, por exemplo, só aparece caso o usuário queira utilizar essa funcionalidade.

“O app é uma solução para o nosso tipo de conexão, para pessoas com smartphones sem espaço de memória e ou que têm planos pré pagos”, disse Adriana Gomes, diretora de marketing para o Brasil.

Já Rob Daniel, diretor de produtos financeiros, destacou as vantagens do Uber Cash em relação às dificuldades no pagamento com dinheiro, como o motorista não ter troco.

Durante o evento, Manik Gupta, vice presidente e diretor de produto da empresa, destacou que o Brasil é o segundo país em número de corridas, atrás apenas dos Estados Unidos. Também anunciou um investimento de mais de R$ 250 milhões nos próximos cinco anos no país.

Novidades para motoristas

Para os motoristas, a novidade é que terão descontos de até 5% na gasolina nos postos da rede Ipiranga, ainda neste ano. Além disso, uma linha de microcrédito foi criada para financiar até 100% da instalação do kit gás para os parceiros. O projeto piloto começa no mês que vem, na Região Sul, e a empresa ainda não informou quando será liberada em estados de outras regiões.

Outra novidade é que, a partir do meio de outubro, corridas pelo Uber Pool, em que vários passageiros compartilham o mesmo carro, sairão 35% mais baratas do que o UberX, com o motorista recebendo o mesmo que receberia por corridas na modalidade X. Os testes começarão em outubro, em São Paulo. Para que os trajetos sejam mais curtos, as rotas serão mais bem alinhadas e, em alguns casos, os usuários serão orientados a se deslocarem a pontos de embarque próximos.

“Esse projeto pode diminuir congestionamentos e a poluição”, destacou Ethan Stock, diretor de produtos compartilhados da Uber.

Concorrência

Essas parecem ser algumas respostas da empresa à concorrência da 99, que passou a adotar estratégias mais agressivas desde que foi adquirida pela plataforma de transporte chinesa DiDi Chuxing, em janeiro deste ano. Desde semana passada, as corridas da 99 ficaram 7% mais baratas na capital carioca. Além disso, houve redução da taxa cobrada pelo aplicativo dos motoristas. Antes, 12,99% do valor de cada corrida eram transferidos para a 99. Agora, a taxa é de 7,99% na capital e 4,99% na Região Metropolitana.

A 99 também investiu pesado na publicidade e criou a campanha “Recalcula”, com publicidade veiculadas na TV e nas redes sociais que buscam mostrar as vantagens para passageiros e motoristas da plataforma em comparação à concorrência. Além disso, vem promovendo várias ações com descontos. No primeiro turno das eleições, por exemplo, a empresa promete desconto de 50% para os 10 mil primeiros usuários das capitais brasileiras que usarem o código “99democracia”.

FONTE:  PEGN