Twitter encerra o Periscope, app de transmissões ao vivo da rede social

O Periscope, aplicativo de transmissões ao vivo do Twitter, encerrou suas atividades nesta quinta-feira (1º). Medida já havia sido informada ano passado.

 De acordo com uma publicação no blog do Periscope, o aplicativo apresentava um alto custo para continuar ativo, operando em “modo de manutenção insustentável”.

“Nos últimos dois anos, vimos um declínio no uso e sabemos que o custo de suporte ao aplicativo só continuará aumentando com o tempo”, explicaram os desenvolvedores.

Para não pegar os usuários de surpresa, o aplicativo havia anunciado o encerramento em dezembro de 2020. Desde então, passou a bloquear a criação de novas contas e estabeleceu um prazo até 31 de março para quem já possuísse um perfil pudesse baixar seus arquivos.

A relação entre o Twitter e o Periscope

Em 2015, o Periscope foi comprado pelo Twitter antes mesmo do seu lançamento, que ocorreu durante o auge das transmissões ao vivo pré-pandemia. Apesar do sucesso inicial, o app não conseguiu manter o ritmo para se estabelecer no mercado, e acabou atropelado por outros serviços de streamings, como a gigante Twitch e a própria plataforma de lives do Facebook.

No ano seguinte, a rede social integrou toda a funcionalidade de transmissões ao vivo em sua plataforma, mudando “a maioria dos recursos centrais do Periscope” para o Twitter Live. Era um alerta vermelho para a empresa de streaming, que continuará ativa apenas como um arquivo de transmissões públicas

FONTE: https://olhardigital.com.br/2021/04/01/internet-e-redes-sociais/twitter-encerra-o-periscope-app-de-transmissoes-ao-vivo-da-rede-social/