nov 09

TV chinesa usa inteligência artificial como âncora de jornal

Justamente no dia do jornalista, uma das TVs estatais da China decidiu mostrar uma novidade que deixará apresentadores temerários com seus empregos.  O canal Xinhua News Agency mostrou uma inteligência artificial já em ação como um âncora principal de telejornal para fatos urgentes.

A IA ainda precisa que um humano escreva a base do texto a ser apresentado, mas a narração e os movimentos do modelo são todos automatizados.

Os apresentadores digitais foram feitos com base em fotos de dois jornalistas antigos da casa: o âncora de língua inglesa Zhang Zhao e a chinesa Qiu Hao. A emissora ainda não mostrou a IA feminina em ação.

O veículo divulgou a ação com um vídeo da própria inteligência artificial falando da tecnologia (vide acima) e justificando que ela será usada para “melhorar a cobertura televisiva de notícias e será usada para gerar vídeos de notícias quentes para a TV.”

O modelo digital tem voz robótica, mas sua aparência é bastante fidedigna — com olhos piscando e sobrancelhas que levantam junto da expressão facial. É perceptível também que os lábios movimentam de forma única e o modelo não gesticula ou exibe reações.

Curioso também é que o âncora ainda não tem nome; por enquanto ele está sendo chamado de “English IA Anchor” (Âncora Inglês de IA).

FONTE: NERDBUNKER