out 17

Turbina eólica portátil O-Wind criada por ingleses ganha prémio

Turbina Eólica O-Wind Multidirecional

Hoje em dia todo mundo quando fala em energia renovável logo se lembra da energia solar. Entretanto, um tipo de energia renovável que já é utilizada há muito tempo é a eólica proveniente dos ventos.

Globalmente é possível encontrar criações diversas para melhorar a captação dos ventos e por consequência aumentar a energia eólica e recentemente foi criada uma turbina eólica portátil que promete captar o vento multidirecional.

Dupla cria turbina eólica portátil para captar vento multidirecional

Yaseen Noorani e Nicolas Orellana, os dois estudantes da Universidade de Lancaster, na Inglaterra, pensaram em uma maneira de aproveitar ao máximo a energia dos ventos, e para isso, criaram uma turbina eólica.

O PROJETO RECEBEU O NOME DE TURBINA O–WIND. A CRIAÇÃO FOI VENCEDORA DO PRÉMIO DE DESIGN JAMES DYSON, NO REINO UNIDO.

Quem vê a turbina portátil pela primeira vez acha que é uma bolinha de papel, mas não é.

Essa turbina portátil foi inspirada no Mars Tumbleweed, um robô espacial da Nasa.

A ideia dos estudantes é que a turbina portátil O-Wind possa ser eficiente em cidades onde o vento é multidirecional e imprevisível, ou seja, esse aparelho é capaz de abastecer qualquer cidade com energia eólica, sem depender da quantidade dos ventos ou sua direção.

A invenção se diferencia das demais turbinas pelo fato de as turbinas comuns só captarem o vento em uma direção e a turbina portátil pode captá-lo em todas as direções.

Características da Turbina O–Wind

A turbina O–Wind é uma esfera de 25 cm com aberturas geométricas. Fica em um eixo fixo e gira quando o vento bate, não importando a sua direção. Quando a energia eólica gira o dispositivo, as engrenagens da turbina acionam um gerador que transforma a energia do vento em eletricidade.

Essa invenção pode ser utilizada como uma fonte direta de energia ou pode ser usada na rede elétrica. Os criadores da turbina portátil opinam que ela seja instalada em grandes estruturas, como na varanda ou lateral de um prédio, locais onde a velocidade do vento é mais alta.

Turbina eólica portátil é vencedora do prémio de design James Dyson, no Reino Unido

Além da turbina eólica portátil O–Wind ganhar o prémio de design James Dyson, no Reino Unido, seus criadores receberam um investimento de duas mil libras esterlinas, que equivale a cerca de 10 mil reais.

Nicolas Orellana, um dos criadores do projeto disse que ele e seu amigo esperam que a turbina portátil melhore a acessibilidade e a usabilidade das turbinas no mundo inteiro.

As cidades têm muito vento, mas o ser humano não está aproveitando esse recurso em sua totalidade. Eles acreditam que tornando mais fácil a geração de energia verde, as pessoas serão incentivadas a desempenhar um papel maior na conservação do planeta Terra.

O presidente dos juízes do concurso ‘James Dyson Award National UK Winner’ afirmou que ficou fascinado pela simplicidade do design, em relação à grande ambição de competir no setor de energia renovável. Criar formas de incorporar a sustentabilidade à sociedade é um desafio muito importante que será um enigma para os engenheiros.

Em resumo, em todo o mundo existem pessoas capacitadas que estão criando novos projetos que visam a aumentar a utilização de energias renováveis como a energia eólica e a energia solar, que são fundamentais para o meio ambiente.

Quando a maioria das pessoas estiver utilizando as energias renováveis para abastecer suas casas e empresas, o planeta será mais saudável e estará em boas condições para receber as novas gerações.

FONTE: CANAL TECH