mar 25

Trois: minicarro elétrico triangular é um conceito que literalmente sobe pelas paredes e até no teto

O conceito Trois é uma ideia que, como o nome indica, traz um veículo elétrico com três lados e três modos de condução distintos. Os traços criados pela mente do designer sul-coreano WookZoon Kwon e compartilhados em seu perfil no Behance carregam um tom futurista inclusive para um ambiente de mobilidade com otimização de espaços, não só com um compacto carrinho.

Seu formato triangular também faz juz ao nome do conceito elétrico (Trois, em francês, é “Três” em português). Enquanto que o uso do veículo pelo motorista se divide nas seguintes três condições: chão, ponte e parede. No caso da ponte, ele vai na parte de baixo, pendurado pelo teto.

Trois Tricolor

Veículo elétrico posicionado na plataforma
Imagem: Reprodução/Behance/WookZoon Kwon

Com relação às características visuais do Trois, temos um conceito elétrico dotado de pinturas em três tons: laranja, preto e branco. As rodas trazem detalhes triangulares, enquanto que as entradas de motorista e passageiro são circulares, em material transparente. O para-brisa, por sua vez, também oferece uma visão bem ampla para as pessoas de dentro do carro.

Banco do Trois e ideias
Imagem: Reprodução/Behance/WookZoon Kwon

Por dentro, o volante é triangular, obedecendo aos princípios da mente de Kwon, e pode ser recolhido, abrindo espaço para o motorista enquanto o banco se movimenta para obedecer aos modos de condução ponte e parede. Há uma tela digital central no dispositivo, assim como estendida na área central, fazendo a vez de infotainment.

Parte da cabine do elétrico Trois
Imagem: Reprodução/Behance/WookZoon Kwon

Modos Chão, Ponte e Parede

Veja bem, a cabine de dois lugares do Trois é criada para ser o núcleo do veículo, com um banco monobloco que “gira” conforme a necessidade de direção. Uma espécie de tela digital e um botão ficam entre motorista e passageiro, para selecionar os modos Ground, Bridge e Wall (Chão, Ponte e Parede). Quando o carro está no chão, o banco está configurado na posição tradicional.

Três modos do Trois
Imagem: Reprodução/Behance/WookZoon Kwon

Agora, quando o carro está conectado a uma parede vertical ou a uma superfície de ponte (mais precisamente, embaixo de uma ponte, para ser levado entre dois pontos), o banco é ajustado para deixar os dois integrantes do elétrico Trois na posição devida. Ou seja, em uma condição obedecendo o ajuste das pessoas “com a cabeça para cima”.

Modo ponte do conceito
Imagem: Reprodução/Behance/WookZoon Kwon

A conexão entre carro e superfície (de parede ou de ponte) é realizada por uma tecnologia magnética, segundo mostra o trabalho conceito de Kwon. É nesta área do veículo elétrico em que estão colocadas as baterias. Para o modo parede, o Trois se posiciona sobre uma plataforma de ancoragem, que inclina a frente do veículo até sua parte traseira se conectar ao local correto da placa na vertical.

Operação de elevedor do conceito
Imagem: Reprodução/Behance/WookZoon Kwon

A partir daí, a ideia do designer (que em seu perfil aparece como estudante) é que ocorra um movimento de elevador, para o carro ser levado para cima. Então, o veículo, ainda conectado à placa, é posicionado embaixo da ponte para ser levado como se fosse uma gôndola.

Conceito de cidade do designer
Imagem: Reprodução/Behance/WookZoon Kwon

Aliás, o conceito criado se baseou em carregadores magnéticos de celular e em gôndolas de ski na neve. Kwon ainda cria uma espécie de Trois City “sem poluição, sem tráfego e com três opções de mobilidade possíveis”, para o veículo elétrico triangular poder ser usado conforme o modo necessário.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/03/24/carros-e-tecnologia/trois-minicarro-eletrico-triangular-e-um-conceito-que-literalmente-sobe-pelas-paredes-e-ate-no-teto/